
Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.
As linhas de canal auxiliam nas reversões
Uma linha de canal é uma ferramenta útil para reverter uma tendência que avançou muito e muito rápido. Procure uma ultrapassagem com reversão, especialmente se for uma segunda entrada.
Tendências com linhas de tendência e de canal
Geralmente onde existe uma tendência, pode encontrar uma linha de tendência e uma linha de canal que a contém. O mercado eventualmente irá romper o canal em qualquer direção. A maioria das ultrapassagens de canal revertem mas por vezes continua resultando numa tendência mais inclinada.
O início de uma uma nova tendência
A maioria dos rompimentos das linhas de tendência falha, criando um novo swing que produz uma nova e menos inclinada linha de tendência, indicando que a tendência poderá estar a ficar mais fraca.
Eventualmente, existirá um rompimento de de uma linha de tendência que se estenderá muito para além da linha de tendência e tem tanto momento que a retração deste impulso falhará em exceder o extremo tendência anterior. Este swing pode ser usado para desenhar a nova linha de tendência, usando o extremo da antiga tendência como o seu primeiro ponto.
Entrar num rompimento pode ser uma estratégia perdida
Como a maioria dos rompimentos nas linhas de tendência e de canal falham, entrar num rompimento é uma estratégia perdida. É mais lucrativo entrar na falha, mas se o rompimento estender muito, então deverá aguardar por uma retração e entrar na direção do rompimento.
Padrões cunha e linhas de canal
As ultrapassagens de linhas de canal são próximas dos padrões cunha e devem ser vistas e negociadas como se tratassem do mesmo padrão. A maioria das cunhas têm rompimentos de linhas de canal falhado, e a maioria das ultrapassagens e reversões das linhas de canal são também reversões de cunha, embora a cunha possa não ser óbvia ou ter um padrão de cunha perfeito.
Quando negociar contra tendência
Os traders mais astutos não negoceiam contra a tendência até haver uma retração após um rompimento forte de uma linha de tendência ou haver uma reversão de uma ultrapassem de uma linha de canal.
Lembre-se que o price action é a inevitável pegada do que está a acontecer ao preço à medida que um grande número de traders astutos tenta fazer o máximo de dinheiro no mercado. Num grande mercado, o preço não poderá ser manipulado comportando-se de uma forma previsível.
Com desenhar linhas de canal
As linhas de canal são geralmente desenhadas de duas formas. Na primeira, como uma linha paralela a uma linha de tendência desenhada na direção oposta do preço, colocada para tocar num ponto swing localizado entre as duas barras usada para desenhar a linha de tendência. Na segunda, a linha de canal é desenhada ao longo de pontos swing e é independente de qualquer linha de tendência.
Os traders deverão olhar sempre para outras possibilidades no traçado da linha de canal, além das duas formas apresentadas.
As linhas de tendência e canal funcionam melhor quando são testadas por uma terceira perna, em que esta não deve estar perto nem fazer parte da anterior perna.
O price action recente é mais relevante
É geralmente melhor colocar ordens baseadas no price action mais recente se oferecer uma justificação lógica para uma operação do que olhar para 30 ou mais barras atrás.
*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.