As linhas de tendência e de canal são bastante importantes no price action, pois é através destas que i) se formam muitos dos padrões conhecidos na análise técnica como o canal, triângulo ou cunha, e ii) se configuram setups de trade como a reversão de tendência maior (RTM) ou rompimento falhado de linha de tendência (LT1).
A reação do preço nas linhas de tendência e de canal, em conjunto com o suporte e resistência e os padrões de barras ou candles, produzem os setups de trade que observamos nos gráficos de preços.
Linhas de tendência
As linhas de tendência unem numa tendência de alta as mínimas de dois ou mais swings, e numa tendência de baixa as máximas de dois ou mais mais swings. Aplica-se o inverso nas linhas de canal, que unem numa tendência de alta as máximas de dois ou mais swings, e numa tendência de baixa as mínimas de dois ou mais swings.
Linhas de canal
A linha de canal é desenhada no lado oposto da linha de tendência. Pode-se generalizar que as linhas de tendência e de canal contêm o price action, em que a direção destas linhas mostra a direção do preço. As linhas de tendência e de canal, formam, portanto, um canal.
Canais
Se as linhas de tendência e de canal forem paralelas com i) inclinação para cima formam um canal de alta, ii) inclinação para baixo formam um canal de baixa e iii) sem inclinação ou horizontais formam um canal horizontal ou retângulo.
Cunhas
Se as linhas de tendência e de canal forem oblíquas com i) sentido ascendente formam uma cunha ascendente e ii) sentido descendente formam um cunha descendente. As linhas podem ser convergentes ou divergentes.
Triângulos
Se as linhas de tendência e de canal forem oblíquas e simétricas formam um triângulo. As distinções entre a cunha e triângulo, é que no caso deste ultimo, as duas linhas formam o mesmo ângulo com o eixo horizontal, enquanto na cunha têm ângulos diferentes com o eixo horizontal.
À semelhança da cunha, o triângulo também pode ser convergente ou divergente. O triângulo divergente é conhecido como triângulo expandido.
Tipos de canal
Os canais podem ser amplos, micro ou regulares em função da sua dimensão. Nos canais amplos, as linhas de tendência de canal estão a uma maior distância e o price action forma swings. Nos canais micro, as linhas de tendência e de canal encontram-se muito perto, com a mínimas e máximas das barras ou candles a tocar ou a chegar perto das linhas. Os canais regulares apresentam uma dimensão entre os canais amplos e canais micro.
Reação do preço nas linhas
Os traders devem ter por hábito desenhar linhas de tendência e de canal nos gráficos antes e durante a sessão, observando o comportamento do price action junto às mesmas.
O preço vai testar e reverter na linha de tendência/canal? Ou por outro lado, vai ultrapassar, testar e continuar na mesma direção? Ou ainda, vai ultrapassar, sem testar e continuar na mesma direção (como se as linhas não existissem)?