Linhas de Tendência Micro no Price Action – Brooks (2009)

Categories: Educação
Linhas de tendência micro no qqq sessão 27 jan

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Uma linha de tendência micro é uma linha de tendência de qualquer horizonte temporal que é desenhada de 2 a 10 barras, onde a maioria das barras tocam ou estão perto da linha de tendência, e depois uma das barras forma um falso rompimento da linha de tendência. Este falso rompimento configura uma entrada a favor da tendência e é a mais fiável máxima 1 de negociação longa num mercado touro e mínima 1 de negociação curta num mercado urso.

As linhas de tendência micro podem ser usadas para criar linhas de tendência de canal micro o quais podem configurar uma reversão num falso rompimento. As linhas de tendência de canal são geralmente desenhadas como paralelas de uma linha de tenência micro.

Contudo, às vezes quando as linhas de tendência então a formar, o lado oposto das barras estão também perto de uma linha de tendência micro que pode ser desenhada a seguir às primeiras duas ou três barras da perna.

Finalmente, quando uma linha de tendência contém um canal muito estreito por um período extenso, como dez barras, as probabilidades favorecem que um rompimento falhado falhe e se transforme numa reversão de rompimento falhado que seja pelo menos boa para um scalp.

Mesmo linhas de tendência usando apenas duas ou três barras consecutivas numa tendência acentuada configuram uma entrada a favor da tendência quando existe um pequeno rompimento que reverte imediatamente.

Qualquer linha de tendência que dure cerca de uma hora (tendência maior do dia) é mais significante, sendo que os traders pensam o rompimento tem mais possibilidade de ter duas pernas.

Nas barras doji pequenas é melhor aguardar por barras de tendência maior antes de iniciar mais negócios.

Pequenas linhas de tendência em tendências fortes, mesmo desenhadas usando barras adjacentes, frequentemente têm rompimentos falhados que configuram boas entradas a favor da tendência.

Quando está no trading, não tem exatamente de desenhar linhas de tendência nos gráficos porque muitas são visíveis sem ajuda das linhas.

A linha de canal pode ser desenhada paralela à linha de tendência ou usando as mínimas das barras num mercado urso e as máximas das barras num mercado touro.

Numa barra interna dupla é sempre desejável ambas as barras terem fechos na direção do negócio.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

«
»