
Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.
Relação entre as linhas de tendência e de canal
As linhas de tendência e de canal são linhas retas paralelas, mas em direções opostas, formando um canal que contem o price action. As linhas de tendência geralmente configuram negociações a favor da tendência, e as linhas de canal são mais úteis para negociar reversões.
Por vezes uma linha de tendência é melhor desenhada usando o corpo das velas e ignorando as sombras; isto é comum nos padrões de cunha, que muitas vezes não têm forma de cunha.
Entrar na direção da linha de tendência
Assim que uma tendência seja estabelecida por uma série de máximas e mínimas a subir ou descer, as melhores negociações são na direção da linha de tendência até esta ser rompida. Cada vez que o mercado corrige na zona da linha de tendência, mesmo que não alcance ou ultrapasse a linha de tendência, procure por uma reversão e entre na direção da tendência.
Teste do extremo da tendência
Mesmo depois da linha de tendência ser rompida, depois de estar em efeito por umas horas ou mais, as hipóteses são altas que o extremo da tendência seja testado após a retração. Este teste é seguido por uma continuação da tendência, uma reversão da tendência ou uma lateralidade.
Rompimento da linha de tendência
O mais importante de um rompimento de uma linha de tendência é que é o primeiro sinal de que o mercado já não é controlado por um lado (compradores ou vendedores) e as hipóteses de negociação dos dois lados são agora maiores.
A força do rompimento da linha de tendência fornece uma indicação da força dos traders de contra tendência. Quanto maior e mais rápido o movimento de contra tendência, mais provável que uma reversão ocorra depois de testar o extremo da linha de tendência.
Lacunas na abertura e barras de tendência longas consideradas como rompimento
Será útil considerar as lacunas na abertura e as barras de tendência longa como um rompimento, devendo cada caso ser considerada como se tratasse de uma barra de tendência, uma vez que os rompimentos geralmente falham e precisa estar preparado para reverter os mesmos se houver uma configuração.
Desenhar uma linha de tendência a partir de uma linha de canal
Uma linha de tendência pode ser desenhada a partir de uma linha de canal, mas isto raramente proporciona negociações que não são aparentes usando outras formas de análise comum do price action.
*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.