Linhas Horizontais no Price Action – Brooks (2009)

Linhas horizontais no price action

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Linhas horizontais em dias de lateralidade

Na maioria dos dias, que são de lateralidade, as linhas horizontais nas máximas e mínimas swing geralmente servem de barreiras que resultam em rompimentos falhados e depois reversões.

Às vezes a falha falha, e o mercado faz um segunda tentativa de um novo extremo com uma máxima mais alta ou uma mínima mais baixa. Uma reversão de uma segunda máxima mais alta ou mínima mais baixa tem mais probabilidades de ser bem-sucedida porque muitas destas reversões são variantes de três padrões impulsivos.

Linhas horizontais em dias de tendência

Em dias de tendência, as linhas horizontais devem servir para entradas em retrações, como uma bandeira duplo topo urso ou uma bandeira duplo fundo touro. Assim que aconteça um claro rompimento de uma linha de tendência, um teste falhado do extremo pode ser uma boa configuração de reversão, especialmente se houver uma barra de reversão forte ou uma segunda entrada (Máxima/Mínima 2).

Em dias de tendência forte, considere apenas reverter swings mais altos em touro e swings mais baixos em urso se houver primeiro um bom rompimento de linha de tendência. Como estas entradas de contra tendência têm pouco momento, devem ser apenas negociações scalp. Não considere estas negociações se o distraírem de entradas a favor da tendência, onde deverá fazer swing da maior parte da sua posição.

A maioria dos dias não são de forte tendência

A maioria dos dias não são de forte tendência, e nestes dias os traders deverão procurar nos swings anteriores por testes falhados e entradas de reversão. As entradas de Máxima/mínima 2 são as melhores. Uma segunda máxima mais alta ou mínima mais baixa são um ponto de extremo num dia de lateralidade onde o meio do dia atua como íman, e um extremo posterior é capaz de ser bom para um scalp.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.