Este artigo apresenta as 38 linhas orientadoras no price action adaptadas de Al Brooks no livro Ler Gráficos de Preço Barra a Barra*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.
- Tudo nos mercados é incerto e uma questão de probabilidades. Se um setup de trade parece suficientemente fiável então provavelmente ira comportar-se como tal. Tem de aprender a aceitar um certo grau de risco se quiser sobreviver e prosperar na bolsa.
- Cada barra (ou candle) é uma barra de sinal em ambas as direções. O mercado pode mover-se tanto para cima como para baixo em qualquer barra pelo que esteja atento a qualquer possibilidade.
- O trader deverá conhecer bem os principais tipos de padrões gráficos para os conseguir identificar em tempo real.
- O conhecimento de price action por si só não é suficiente para se ser lucrativo. O trader deve aprender a selecionar os melhores setups e a seguir as suas próprias regras.
- O trading é um negócio, pelo que se espera ganhar algum dinheiro na bolsa, deverá criar e seguir um plano de negócios. O plano poderá ser simples como procurar apenas dois ou três tipos de setups no gráfico de 5 minutos, fazer scalp de metade da posição e swing da outra metade se o mercado o permitir.
- Não faça do mercado um casino e mantenha a simplicidade. Muitas estratégias funcionam o suficiente para o fazer acreditar que irá eventualmente ganhar a vida com estas. No entanto, a matemática está contra si, sendo que a maioria dos traders nunca irá ter sucesso.
- Não existem setups de contra tendência ou reversão fiáveis. Não negocie este tipo de setups a menos que exista previamente evidência de força na direção contrária. Mesmo nestes casos, procure primeiro setups a favor da tendência inicial que deverá levar a um teste do extremo. Se o mercado reverter novamente junto ao extremo com um boa barra ou barras de sinal, então poderá entrar na direção da potencial nova tendência.
- Todos os padrões falham e as falhas falham. Uma falha de falha é uma segunda entrada na direção original com boa probabilidade de sucesso.
- Quando observar que um dos lados está encurralado, a probabilidade de um trade de sucesso na direção contrária aumenta.
- Uma corrida aos stops com entrada posterior na mesma direção é um sinal de trade tão fiável como observar traders encurralados.
- Muitos traders principiantes procuram entusiasmo na bolsa e tendem a negociar em excesso. Os melhores traders sabem que por vezes o processo não é assim tão entusiasmante.
- Mantenha a simplicidade. Procure apenas os melhores setups até ser consistentemente lucrativo.
- Todos os grandes traders são provavelmente viciados no trading, mas a maioria dos viciados no trading perde dinheiro. Tem de decidir se o trading é um hobby ou um trabalho para si. Se for um hobby, encontre outro porque este é muito dispendiosos e perigosamente aditivo.
- Se ainda não é consistente e não consegue ganhar dinheiro na bolsa, dedique-se apenas a um mercado e a um tempo gráfico.
- Inicie os trades com ordens stop. Feche parcialmente ou totalmente a posição num preço alvo com uma ordem limite, e depois mova o stop loss para breakeven na restante posição (no caso de manter a posição aberta parcialmente).
- Os principiantes deverão considerar trades swing em ações em vez de trades scalp ou swing trades em futuros de índices porque os gráficos de ações são geralmente mais fáceis de ler e têm melhores tendências.
- Se o valor dos contratos de futuros for muito elevado para negociar, considere o CFD ou ETF equivalente em que poderá reduzir a sua posição e consequentemente o risco.
- Se perder nalguns trades consecutivos com uma posição grande é melhor reduzir para uma possível mais pequena. Mesmo que não enriqueça, pelo menos fará algum dinheiro e ganhará confiança.
- Compre baixo e venda alto exceto numa situação: uma clara e forte tendência.
- Um setup pode ter mais do que um padrão em simultâneo. Mesmo que não consiga observar algum dos padrões, geralmente apontarão todos na mesma direção. Tudo o que tem de ver é apenas um padrão para colocar um trade.
- Boa execução, mau trade. Suspeite sempre se o mercado o deixar entrar ou sair a um preço melhor do que antecipou, pois pode cair numa armadilha. No entanto, se a for boa, tome-a.
- As tendências estão sempre a formar retrações que parecem más entradas, mas que são lucrativas. As reversões parecem boas mas são muitas vezes perdedoras. Se negociar apenas contra tendência ou reversão está a jogar. Embora ganhe e divirta-se algumas vezes a matemática está contra si, e irá lentamente, mas certamente perder todo o dinheiro. Por este motivo, as falhas dos setups de contra tendência em fortes tendências tornam-se em setups fiáveis a favor da tendência.
- O melhor período da bolsa para negociar é nos primeiros 90 minutos da sessão. Alguns dos melhores trades contêm padrões de rompimento falhado e retração de rompimento em relação a níveis de suporte e resistência do dia anterior.. Os principiantes deverão evitar negociar a meio do dia no meio da variação diária.
- Quando estás prestes a iniciar um trade, questione se o setup é um dos melhores da sessão e pelo qual as instituições estiveram a aguardar.
- Durante a sessão, especialmente após as primeiras duas horas da abertura, precisa de decidir se a sessão é ou não de tendência. No caso de tendência, deverá entrar em todas os setups a favor da tendência antes de considerar qualquer trade de contra tendência ou reversão.
- As melhores barras de sinal são de tendência na direção da entrada. As barras doji não são fiáveis como barras de sinal exceto em determinados contextos que apenas traders mais experientes conseguem ler.
- Não conseguirá ser consistente até parar de negociar scalps de contra tendência. Ganhará o suficiente para querer continuar a melhorar a sua técnica, mas ao longo do tempo a sua conta desaparecerá lentamente.
- Não conseguirá ser lucrativo até começar a negociar a favor da tendência.
- Não terá sucesso a negociar reversões até aguardar por um bom rompimento de linha de tendência e depois uma boa barra de reversão num teste do extremo da tendência.
- Deve analisar diariamente os gráficos do mercado ou mercados que acompanha desenhando todos os setups que observa para desenvolver a sua intuição e rapidez de análise.
- Se perdeu em dois ou três trades de seguida, ou se perdeu dinheiro na sessão, então é porque está a negociar em excesso. Poderá estar a procurar entradas de “baixo risco” nos gráficos de 1 ou 3 minutos, ou a negociar contra tendência, ou ainda a negociar arame farpado. Os maus hábitos acabam por “limpar” todos os ganhos e mail algum.
- Não conseguirá ganhar dinheiro a longo prazo até encontrar u estilo de trading que se adapte à sua personalidade. Precisa primeiro de seguir as suas regras confortavelmente, permitindo entrar e sair de trades com a mínima ou nenhuma incerteza e ansiedade.
- Esteja sempre atento nos gráficos aos padrões de duas pernas. Adicionalmente, quando o mercado tenta fazer alguma coisa duas vezes e falha ambas as vezes, este é um sinal de que provavelmente irá fazer o oposto.
- Nunca esite em excesso na execução de um trade porque irá inevitavelmente entrar nos piores setups. Existem duas possibilidades: 1) selecionar e negociar os melhores dois ou três swings da sessão, ou 2) negociar todos os scalps válidos da sessão. Ter em atenção que os scalps são uma alternativa mais difícil e apenas para algum tipo de traders/personalidades.
- Se escolher fazer trades swing ter em atenção que é difícil observar os mercados duas ou três horas de seguida e não colocar um trade. No entanto, esta é a melhor forma de começar a ganhar dinheiro na bolsa.
- A disciplina é a característica mais importante do trader de sucesso. O trading é fácil de entender mas extremamente árduo de executar. É difícil seguir regras simples e mesmo os erros ocasionais podem fqzer a diferença entre ganhar ou perder dinheiro nos mercados.
- A paciência é a segunda característica mais importante do trader de sucesso. Não sucumba ao aborrecimento e caia na tentação de colocar um trade só para se divertir nos mercados.
- A prioridade do trader deverá ser aumentar o tamanho da posição em vez do número de trades ou número de setups.
*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.