Melhores Trades no Price Action – Brooks (2009)

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Saber aguardar pelos melhores trades

Uma ou mais das melhores configurações de trading, acontece todos os dias no gráfico de 5 minutos do Emini ou de qualquer outro mercado. Se um trader tiver a paciência para aguardar possivelmente horas pelos melhores trades, então será um trader muito bem sucedido. Contudo, aprender a restringir aos melhores trades é talvez a parte mais difícil do trading. Se ainda não está a fazer dinheiro, é algo que deverá considerar.

Evitar o padrão de Arame Farpado a meio da sessão

Uma componente importante do trading é evitar maus negócios que invariavelmente irão perder mais em relação aos melhores traders. A negociação mais importante que deverá evitar até ser um trader proficiente e lucrativo é o padrão de Arame Farpado, especialmente quando está a meio da variação diária, perto e do lado errado da MME, e o preço não estão claro ou em forte tendência.

Em primeiro lugar fazer um backtest extensivo

A primeira coisa que um trader precisa de fazer quando tenta uma nova abordagem é imprimir semanas de gráficos do tempo gráfico e mercado que planeia negociar para verificar se as configurações da sua estratégia são válidas.

Aumentar a posição com a experiência e consistência

Um trader só deverá aumentar o tamanho da sua posição após ser consistentemente lucrativo por várias semanas. Contudo, a maioria dos traders leva muitos anos a ser consistentemente lucrativo.

Avaliar a qualidade de uma configuração

A parte mais difícil do trading é decidir se uma configuração é boa o suficiente para colocar um trade. É especialmente difícil fazer ao vivo quando sente que precisa sempre de mais uma barra para ter a certeza, mas logo que esta barra forma, perdeu a melhor entrada. São precisos muitos anos de prática para ser capaz de observar um gráfico e ver instantaneamente o que está a acontecer, e mesmo assim nada é perfeitamente claro.

Contudo, algumas coisas são mais fáceis de reconhecer do que outras, sendo sensato para um iniciado focar-se apenas numas poucas configurações que são mais fáceis de antecipar. Felizmente, existem muitas configurações fáceis de observar com boa probabilidade de sucesso.

Quando o mercado está em tendência

Se o gráfico iniciar perto do canto inferior esquerdo, e estiver perto do canto superior direito não existindo pernas que desceram abaixo do ponto médio do ecrã, ou se existirem swings com muitas barras de tendência touro e apenas pequenas retrações, deverá comprar todas as Máximas 2 quando o preço toca ou penetra na MME.

Logo que esteja na posição e a barra de entrada encerre, mova o seu stop da barra de sinal para um ponto abaixo da barra de entrada. Faça scalp de metade (pode ajustar com experiência), e depois mova o seu stop para breakeven ou talvez um ou dois pontos pior. Adicione em qualquer oportunidade. A maioria dos mercados está numa forte tendência talvez 20 por cento do tempo.

Quando o mercado não está em tendência

Quando os mercados não estiverem claramente em tendência, procure segundas entradas em novas máximas e mínimas swing. Estes dias terão vários swings com a duração de 5 a 10 ou mais barras, e depois da linha de tendência romper, conduz a um swing oposto. Se o movimento de rompimento é forte, aguarde por uma segunda entrada, que geralmente acontece dentro de 5 barras ou aproximado.

O sucesso pode trazer maus hábitos

É natural ficar confiante depois de algum sucesso, e a maioria dos traders começa a adicionar mais configurações ao seu arsenal. Adicionalmente, estes traders odeiam aguardar por uma ou duas horas pelas melhores configurações, enquanto vêm uma série de scalps a desenvolver. A pior coisa a fazer é começar a negociar Arame Farpado. Estas lateralidades acontecem normalmente a meio do dia e depois de estar à procura de uma entrada por várias horas. São usualmente a meio da variação da sessão perto da MME, e parecem sempre tão simples.

O dilema de acompanhar tempos gráficos menores

Outro erro comum é observar o gráfico de 1 minuto. Estes trades parecem tão fáceis de negociar no final do dia, mas ao vivo são bem mais difíceis. Se o seu objetivo é ganhar dinheiro, apenas negoceie os melhores trades, evite o Arame Farpado e o gráfico de 1 minuto.

Um dos melhores padrões de reversão

Um dos melhores padrões de reversão é um rompimento da linha de tendência com forte momento seguido de um teste de reversão que resulta num novo extremo (máxima Alta ou Mínima Baixa). Estas duas pernas são a tentativa de restabelecera a antiga tendência, independentemente do rompimento forte da linha de tendência.

Esta segunda tentativa falhada tem uma grande probabilidade de conduzir a uma forte reversão que terá pelo menos duas pernas, resultando frequentemente numa nova e oposta tendência.

Negociar na primeira hora da abertura dos mercados

Negociar ações na primeira hora ou aproximado é uma das formas mais fáceis de ganhar dinheiro na bolsa. Foque-se em Rompimentos Falhados e Rompimentos com Retração dos padrões do dia anterior. Se houver uma barra de reversão forte, tome a primeira entrada. Se existirem três ou mais barras sobrepostas, aguarde por uma segunda entrada.

Gestão e proteção da posição

Depois de ter 50 cêntimos a 1 dólar de lucro, mova o stop protetivo para breakeven. Tire metade a um terço num dólar de lucro, e talvez tire outro quarto com dois dólares de lucro. Contudo, deixe sempre pelo menos um quarto da sua posição correr até ao stop breakeven ou até existir um claro e forte sinal oposto porque as tendências duram muito mais tempo do que pensaria possível.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

Confissões de um Day Trader

Subscreva a newsletter e acompanhe de perto os pensamentos e desafios de um day trader profissional.