O Grande Erro de Negociação da Última Sessão

Última Atualização a 04/02/2020

Na última sessão cometi um enorme erro na negociação do título Intel (INTC), que quero referir aqui. Penso que os erros são a melhor escola de um trader, porque andar a repetir os mesmos erros constantemente não é muito produtivo. Para ajudar a eliminar os erros crónicos, desenvolvi as regras a observar na negociação da bolsa, constituindo uma espécie de checklist a observar antes de entrar em qualquer posição.

Passando à análise do erro em questão da última sessão.

Estava a negociar em day trading em ações da INTC. Como habitualmente, e antes da abertura de cada sessão, fiz a análise do pré-mercado da INTC e S&P500.

Análise de pré-mercado do INTC:

Screenshot_2019-12-13-INTC-57-55-0-84-Diary

 

Análise de pré-mercado do S&P500:

Screenshot_2019-12-13-SPX-3168-6-0-86-Diary

 

Como faço negociações de curto-prazo, entrando e saindo de uma posição no mesmo dia (day trading), acabei por não estar tão atento aos gráficos de longo prazo.

Se reparar, tanto nos gráficos diários do INTC e S&P500, havia uma importante linha de suporte que foi quebrada, que causou um grande breakout. Houve confirmação dos dois gráficos, acrescentando ainda o facto do S&P500 ter atingido um máximo histórico.

Agora analisando o gráfico de cinco minutos. A primeira negociação foi curta, prevendo uma reversão, que não aconteceu. Fiz uma segunda negociação de average down após o breakout da linha resistência.

Screenshot_2019-12-13-INTC-57-55-0-84-Diary1

 

Como o mercado tinha estado com pouca volatilidade nas última sessões, estava desatento à possibilidade de um grande movimento, como o que ocorreu. Não coloquei logo um stop loss, no início da posição, e depois fiz o average down completamente fora do contexto. Tive uma perda 1,33% x 2= 2,66% porque estava esposto ao mercado duplamente, contando com o average down.

No final saí bastante cedo da posição, pois o preço de mercado estava já bastante extendido, a 50% da janela diária seguinte de suporte e resistência. Existia uma boa probabilidade de hAver uma reversão, o que de facto acabou por acontecer.

O facto de estar a perder também afetou a psicologia, reduzindo a capacidade de tomar decisões racionais.

O remédio, continuar a praticar e aprender com os erros!