Plano de Day Trade (PDT)

Assim como todas as boas empresas têm um plano de negócios, o mesmo se aplica à operação na bolsa de valores, em que um trader deverá criar um Plano de Trade (PT) ou mais especificamente um Plano de Day Trade (PDT), para limitar as suas ações no mercado às oportunidades previamente estabelecidas.

O que é um plano de trade?

Um PT ou PDT define o que é suposto ser feito, porquê, quando e como. Cobre a personalidade do trader, expetativas pessoais, regras de gestão do risco e sistemas de trade. Quando seguido, ajudará a limitar os erros e minimizar as perdas nos mercados.

Para um trader iniciante, a criação do PDT poderá parece difícil, mas à medida que a experiência nos mercados aumenta, este plano irá sendo melhorado, primeiro numa conta de simulação ou demonstração, e depois numa conta ao vivo com dinheiro real.

Este processo não tem de ser complicado, pelo contrário, deverá ser o mais simples possível para ser fácil de seguir. Como mínimo, e recomendado para um trader iniciante ou mesmo experiente, o PDT deverá definir o montante do risco para cada trade (o valor que o trader espera perder se a operação for contra o previsto), o rácio recompensa:risco (R:R) e o limite de perda diário e/ou semanal.

Confissões de um Day Trader

Subscreva a newsletter e acompanhe de perto os pensamentos e desafios de um day trader profissional.