O Meu Plano de Trading para Dezembro 2020

Neste artigo apresento o meu plano de trading para dezembro de 2020. Este é um processo essencial na negociação de títulos na bolsa de valores.

Estamos quase no final do ano, e no próximo mês vou reentrar com a negociação de ações numa conta real da Tradezero. Depois de mais de três meses em ambiente de simulação, chega a altura de usar novamente o meu próprio dinheiro.

Estratégia de day trade

A estratégia que vou aplicar na conta real é de day trade em ações tecnológicas do Nasdaq e NSYE. Tenho um portfólio de cinco ações (AMAT, AMD, EBAY, INTC e ORCL) mais um ETF (QQQ).

Nesta estratégia só negoceio as primeiras duas horas da sessão, e o objetivo é captar os swings, o que dá entre uma a três configurações de qualidade por sessão com um rácio risco:recompensa entre 2 e 3.

Esta estratégia é objeto de teste histórico no final de cada sessão.

Estratégia da teoria das ondas de Elliott

A estratégia das ondas de Elliott está em desenvolvimento, sendo aplicada numa conta de simulação ao índice de ações brasileiro IBovespa. A sua eficácia e utilização no futuro, está dependente da análise diária durante as próximas semanas e meses.

Desenvolvimento do blogue priceaction.pt

O mês de dezembro marca também um passo importante no desenvolvimento do site, com a distribuição de uma nova newsletter com dicas de trading e novidades do blogue. Ao subscrever está newsletter, o leitor tem acesso imediato a uma estratégia simples de day trading.

Outra introdução no site, é a criação de uma nova página com a performance das minhas negociações. Estava indeciso se havia de colocar ou não a informação com os valores exatos da compra e venda de ações na minha corretora. No entanto, a minha conta é pequena, e para dar credibilidade ao blogue resolvi colocar tudo a descoberto, mostrando todos os ganhos e também as perdas.

Todos os gráficos de preços apresentados no blogue são da plataforma online Tradingview.

Atualização 18 de dezembro

A última semana revelou-se nefasta para a minha conta de trading real, com várias negociações consecutivas a perder. Felizmente, o risco está controlado, com as perdas limitadas.

Na conta de simulação, estava a negociar a IBovespa com a Análise das Ondas de Elliott para prazos de permanência entre 2 a 5 dias, sendo que vou parar de “praticar” com esta teoria e dedicar-me exclusivamente ao day trade com um price action mais rudimentar.

Existem duas estratégias gerais de negociação dos mercados: momento e reversão. Nas próximas sessões pretendo dedicar-me à estratégia de reversão com os seguintes fatores a contribuírem para uma decisão de entrada numa nova posição:

  • +3 velas longas consecutivas numa direção.
  • A ação está no máximo ou mínimo do dia.
  • Deverei conseguir atingir razoavelmente um rácio risco:recompensa de 2.
  • Deverá existir resistência ou suporte principal através de máximo ou mínimo intradiário ou média móvel de 200 dias. Senão for encontrada este tipo de resistência ou suporte, poderá ser considerado em alternativa um duplo topo ou duplo fundo.
  • Idealmente, a vela de sinal é um padrão de reversão.
  • Linhas de tendência (e de canal) imediatas e maiores (ambas desenhadas no gráfico de 5 minutos) podem influenciar na aplicação da estratégia.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.

Política de privacidade do Mailchimp que usamos como plataforma de marketing.