O Meu Plano de Trading para Janeiro 2021

Categories: Estratégia

Neste artigo apresento o meu plano de trading para janeiro de 2021. Este é um processo essencial para a definição da melhor estratégia de investimento na bolsa de valores.

O mês de janeiro marca o regresso à conta de simulação em paper trading. Depois da experiência de dezembro com à conta real, e as perdas acumuladas, o plano de day trade terá de ser novamente adaptado.

Selecionar a carteira de ações

Vou manter a mesma carteira de ações do mês anterior, com exceção da troca de ORCL pela AAPL, ficando com um conjunto de cinco títulos: QQQ, AAPL, AMAT, AMD e INTC.

Conhecer o tipo de mercado

O tipo de mercado influência a estratégia a aplicar. Importa ao trader prever se a sessão de day trade irá ter 1) tendência de alta ou baixa ou 2) tendência lateral e atuar de acordo.

A análise do gráfico diário poderá dar algumas pistas quanto à tendência a esperar.

Estratégia de momento

No gráfico diário, um novo alto ou um novo baixo depois de várias velas consecutivas descendentes ou ascendentes, principalmente se houver suporte ou resistência horizontal ou de média móvel, poderão indicar a aplicação de uma estratégia de momento no gráfico intradiário de cinco minutos.

O rompimento de um nível de suporte ou resistência importante também poderá ser um catalisador nesta estratégia.

Estratégia de reversão ou contra tendência.

Caso não se verifiquem as condições de momento acima descritas, talvez uma estratégia de reversão seja mais apropriada. Digo talvez, porque não existe tal coisa como certezas nos mercados financeiros, principalmente com uma estratégia discricionária de price action.

Importa, no entanto, referir que apenas negoceio na estratégia de reversão. O conhecimento da estratégia de momento é importante para evitar entrar no lado errado do mercado em dias de potencial forte tendência.

Resumir e tirar notas do livro de Al Brooks

Al Brooks é uma das autoridades do price action, tendo publicado quatro livros. Em janeiro vou iniciar o resumo e tirar notas do seu primeiro livro Reading Price Charts Bar by Bar de uma forma alargado por capitulo. Vou acompanhar as notas do livro com gráficos de preços e casos práticos de day trade editados por mim no ETF QQQ (Nasdaq).

Publicar artigos

Para uma melhor gestão do tempo e interligação com as restantes atividades, a publicação de artigos aqui no blogue seguirá o seguinte calendário:

Publicação diária: sala de negociação.

Publicação semanal: resumo livro de Brooks (um capitulo por artigo).

Publicação esporádica: desenvolvimento da estratégia de reversão.

«
»