O Meu Plano de Trading para Outubro 2020

Neste artigo apresento a minah estratégia de trading para outubro de 2020. Assim como todos as grandes empresas têm um bom plano de negócios, os grandes traders também devem seguir o exemplo criando um plano de trading que guie as suas ações na bolsa de valores.

Nível de incerteza nos mercados

Tanto o trading como os negócios têm um nível incerteza associados, incorrendo-se em lucros e prejuízos. O sucesso é medido pela soma dos resultados (lucros + prejuízos) num período de espaço de tempo.

No livro Visual Guide to Elliott Wave Trading, o autor Jeffrey Kennedy escreve que o trading de sucesso requer uma metodologia e a disciplina para seguir a metodologia, dando a seguinte definição de metodologia: “Senão conseguir escrever [a metodologia] num cartão 3” x 5”, é provavelmente muito complicada”.

Necessidade de um plano de trading sucinto

Este cartão tem uma dimensão reduzida, pelo que se depreende a simplicidade espectável numa metodologia ou plano de trading de acordo com a definição acima apresentada.

Inspirado na definição de metodologia de Kennedy vou criar um cartão para o meu plano de trading para o mês de outubro de 2020. Aliás vou criar dois cartões com duas estratégias distintas para desenvolver durante este mês: uma estratégia de day trading e outras de curto-prazo (2 a 5 dias).

Plano 1: Negociar em day trading nos títulos Nasdaq (IXIC), INTC, CSCO, EBAY e AMAT com as ferramentas i) tipo de mercado, ii) suporte/resistência e iii) velas japonesas com um rácio R:R mínimo de 2.
Plano 2: Negociar a curto-prazo (2 a 5 dias) nos títulos EURUSD, GPDUSD, USDJPY, Ouro, Petróleo, Prata e S&P 500 (SPX) com as ferramentas 1) Teoria das Ondas de Elliott, ii) suporte/resistência e iii) velas japonesas com um rácio R:R mínimo de 3.