O que é Price Action Trading? Introdução e Conceito

Bolsas mundiais em folha de revista
Categories: Educação, Trading Blog

O Price Action Trading ou PAT é o ato de estudar, ler e interpretar a movimento dos preços de um mercado ao longo do tempo, envolvendo o uso de gráficos de preços simples, normalmente gráficos de velas ou barras.

O que separa o price action da restante análise técnica, é a negociação dos mercados com o mínimo de indicadores deixando os gráficos livres de distrações.A tradução literal para o português de price action trading é a negociação com a ação do preço.

Ao aprender a ler o price action, podemos determinar o sentimento direcional da bolsa, bem como negociar através de padrões gráficos ou configurações que se repetem frequentemente e refletem o comportamento dos diversos participantes do mercado.

Tudo está refletido no preço

Em vez de analisarmos múltiplas variáveis económicas por dia, o que na prática seria impossível para o trader comum, quer a nível de tempo como de conhecimentos, limitamo-nos a observar e a negociar a ação do preço refletida nos gráficos. Esta é aliás a principal premissa do price action e da análise técnica em geral, em que as expetativas de todos os traders institucionais e de retalho já estão refletidas no preço, não sendo necessário acompanhar mais dados externos, sejam económicos ou outros.

Nada melhor do que dois exemplos para observar a diferença entre a análise de um mercado com price action e outros tipos de análise técnica com vários indicadores.

Exemplo de gráfico com indicadores

No gráfico seguinte é exibida a típica análise recorrendo a alguns dos indicadores mais populares como o RSI, MACD, Volume, Bandas de Bollinguer e Pontos de Pivô. Como se pode observar, é uma autêntica “salganhada”. Como é que alguém pode tomar uma decisão num ambiente destes, com tanta informação conflituante.

QQQ gráfico 5 minutos com indicadores
Gráfico do ETF QQQ com indicadores

Exemplo de gráfico com price action

No gráfico seguinte é exibida uma análise típica com price action. Consegue notar a diferença? Além das barras ou velas, apenas existe uma média móvel assinalada a roxo. Todas as decisões de investimento são tomadas apenas com base nesta informação. Quando chega o momento de tomar uma decisão e entrar numa negociação temos mais certezas e confiança no que estamos a fazer.

Gráfico QQQ 5 minutos sem indicadores
Gráfico do ETF QQQ sem indicadores

Para aplicar o price action precisa primeiro “despir” os seus gráficos de todos os indicadores, ficando simplesmente com um gráfico em bruto de velas ou barras. Pessoalmente gosto das barras de cor preoa e branco para um look minimalista. Existem outros traders que preferem as barras de cor vermelha e verde nos seus gráficos. O importante é sentir-se confortável e ser apelativo visualmente pois vai estar largas horas a observar e a negociar dos gráficos.

Como aplicar o price action na bolsa

A análise do price action pode ser usada para negociar qualquer mercado financeiro, seja ações, ETFs forex, bens ou outros, uma vez que utiliza simplesmente a ação do preço. A ação do preço tem origem nas leis da procura e oferta, que está presente em todos os mercados líquidos. Isto permite ao trader sair e entrar rapidamente de uma posição no mercado.

Para se negociar eficazmente com o price action, e ao contrário do que muitos traders pensam, basta apenas dominar dois ou três padrões gráficos. Este é um dos erros comuns dos que se iniciam no trading, pensando que é preciso dominar todos os tipos de padrões de negociação para ter sucesso. A realidade é exatamente o contrário, em que o mercado premeia a especialização. Com dois ou três padrões, até mesmo um, o trader torna-se proficiente numa execução sublime, de forma a eliminar os erros mais comuns e manter a disciplina.

Conclusão

Este artigo fez uma introdução ao price action e de como como pode ser usado eficazmente nos mercados. Existe muito mais para aprender sobre este método e filosofia de investimento na bolsa. Este blog é inspirado na sua globalidade em técnicas do price action.. Para ter uma ideia prática da sua utilização leia os meus artigos de análises técnica que publico diariamente.

«
»