Objetivos de rentabilidade

Última Atualização a 05/06/2020

Senão sabe onde quer chegar existe o perigo da ganância e o medo tomar conta do trader. A ganância faz com que o trader negoceie em excesso enfrentando mais riscos no mercado do que o necessário, e o medo paralisa o trader face a boas oportunidades de mercado.

O objetivo geral para um retorno anual de 139% que motivou a criação deste site é generalista, precisando de ser desenvolvido para ter utilidade prática. Com esta finalidade, recorre-se a clássica fórmula SMART na definição de objetivos (específico, mensurável, atingível, relevante e temporal).

Objetivo:

“Investir num único título do mercado de ações americano NASDAQ, através do day trading, até obter um retorno anual de 139% medido pelos resultados das últimas quatro semanas de negociações numa conta de simulação.”

Específico

Investir num único título do NASDAQ através de day trading numa conta de simulação. (Nota: Só depois dos primeiros resultados  positivos e consitentes em ambiente de simulação se poderá avançar para uma conta em dinheiro.)

Mensurável

Retorno anual de 139% medido pelos resultados das últimas quatro semanas de negociações, o que descontando os dias de férias (1 mês) e impostos (28%), apresenta um objetivo de lucro médio de 3,16%/4 semanas, ou 0,63%/dia.

Atingível

Para verificar que o objetivo é atingível é preciso fazer uma análise da gestão do risco, através da conjunção de três fatores: taxa de sucesso, valor do risco e valor da recompensa.

Relevante

A relevância está relacionada com a contribuição desde objetivo para uma causa maior, neste caso atingir a independência financeira. O último propósito é possibilitar ao investidor não ter preocupações com o dinheiro, viver uma vida independente, e encontrar formas de ser uma melhor pessoa e ajudar os outros.

Temporal

Retorno anual de 100% medido pelos resultados das últimas quatro semanas, o que equivale a 11,80%/4 semanas, ou a 2,95%/semana, ou a 0,59%/dia.