Os ETFs ou Exchange Traded Funds são atualmente instrumentos financeiros muito populares entre investidores e traders.
Juntam os benefícios das ações com a diversificação oferecida pelos fundos de investimento, com a particularidade acrescida dos custos reduzidos de operação, uma vez que replicam a cotação de índices, setores, mercados globais e bens. Os custos baixos são essenciais ao day trade, com entrada e saída de uma ou mais posições no próprio dia.
Neste artigo apresento os 10 melhores ETFs para day trade, selecionados entre os títulos com maior volume e liquidez, condições necessárias para uma estratégia de negociação intradiária de sucesso.
— Índices —
1. SPY – SPDR S&P 500 ETF
Com um volume diário de 65 M, o SPY é um dos maiores e mais negociados ETFs do mundo, oferecendo exposição ao índice S&P500, um dos mais conhecidos referenciais de capital de ações.
2. QQQ – Invesco QQQ Trust
O ETF QQQ com um volume diário de 33M, oferece exposição a um dos valores de referência de capital mais seguidos do mundo, o NASDAQ, tornando-se um dos produtos mais populares negociados em bolsa. Acompanha um índice modificado ponderado por um mercado de 100 ações representativas de empresas sobretudo tecnológicas, conhecido como NASDAQ 100.
3. IWM – iShares Russell 2000 ETF
O ETF IWM, com um volume diário de 26M, oferece exposição ao Índice Russell 2000, seguindo as empresas de menor capitalização dos EUA.
4. TQQQ – ProShares UltraPro QQQ
Com um volume diário de 45M, o ETF TQQQ oferece uma alavancagem de 3x para o Índice NASDAQ 100, tornando-se um veículo de investimento mais agressivo numa perspetiva de curto prazo.
— Sectores —
5. XLF – Financial Select Sector SPDR Fund
O ETF XLF, com um volume diário de 54M, fornece exposição a um índice sectorial que inclui empresas de serviços financeiros diversificados como seguros, bancos comerciais, mercados de capitais, fundos de investimento imobiliário, financiamento hipotecário, financiamento de consumidores e gestão imobiliária.
6. XLE – Energy Select Sector SPDR Fund
Com um volume diário de 33M, o ETF XLE oferece exposição à indústria energética dos EUA, incluindo muitos dos maiores produtores de petróleo do mundo.
— Mercados globais —
7. EWZ – iShares MSCI Brasil ETF
O ETF EWZ, com um volume diário de 26M, oferece exposição a ações no mercado doméstico brasileiro replicando o índice MSCI Brazil 25/50, que detém as maiores empresas domiciliadas na América do Sul. É também conhecido como Ibovespa dolarizado.
8. EEM – iShares MSCI Emerging Markets ETF
Com um volume diário de 43M, O EEM é um dos ETFs mais populares do mundo, sendo um dos produtos mais antigos do mercado que oferece exposição aos mercados bolsistas das economias emergentes como a China, Índia, Brasil, Coreia do Norte e África do Sul.
— Bens —
9. SLV – iShares Silver Trust ETF
O ETF SLV, com um volume diário de 34M, é um fundo que acompanha o desempenho das participações subjacentes da prata no mercado London Silver Fix Price.
10. GDX – VanEck Vectors Gold Miners ETF
Com um volume diário de 23M, o ETF GDX oferece aos investidores exposição a algumas das maiores empresas mineiras de ouro do mundo, proporcionando assim o que pode ser considerado como uma exposição “indireta” aos preços do ouro.