Os 3 Pilares do Price Action

1. Barras/candles

A primeira etapa para conhecer o price action é saber o que mostra cada barra ou candle. Isto não significa apenas diferenciar uma barra de reversão de uma barra interna, mas também o que a barra significa num determinado contexto. Por exemplo, deverá conhecer os vários aspetos que reforçam e enfraquecem um setup, como:

  • Duas barras opostas cima/baixo ou baixo/cima são uma barra de reversão se não estiverem a meio de uma lateralidade.
  • Uma barra interna precisa de ter um fecho forte para ser um sinal de reversão, mas se tiver uma sombra pode ser aceitável se for um rompimento falhado de uma lateralidade.
  • As barras de sinal doji funcionam frequentemente em trades a favor da tendência, mas costumam falhar em trades de contra tendência.
  • Barras muito grandes são geralmente lateralidades.

Ler mais:
Existem Dois Tipos de Barras/Candles

2. Sequência de Barras

A maioria dos setups são sequências de barras, pelo que deverá conseguir identificar as mesmas, como por exemplo:

  • 2 pernas de retração.
  • 3 impulsos que testam uma linha de canal (linha paralela ou oblíqua à linha de tendência num canal).
  • Ultrapassagem de linha de tendência em canal.

Adicionalmente, deverá esperar certos padrões de barras baseados na atual barra, como por exemplo:

  • Uma barra grande poderá ser o início de um Impulso e canal.
  • Uma barra grande poderá ser um rompimento falhado.
  • Uma retração seguida de um doji poderá se tornar em arame farpado.
  • Se no final de uma tendência forte aparecerem várias barras pequenas tipo doji, isto poderá indicar uma lateralidade estreito.

3. Estrutura de mercado

A estrutura de mercado leva mais tempo para conhecer, mas é uma das fases mais importantes do price action. Deverá ser capaz de saber se o mercado está em tendência, a reverter de tendência, a romper de uma lateralidade para uma tendência, etc. Deverá ser capaz de determinar o tipo de movimento e o tipo de trade mais apropriado para cada tipo de mercado. É uma tendência de alta regular em que deverá comprar todas as fm2? É uma tendência de baixa forte em que deverá vender todas as m1? É uma lateralidade muito estreita em que cada trade é um scalp? É um mercado de tendência muito forte que é capaz de durar muito tempo? É um mercado doido que está a enganar touros e ursos sem direção definida? Quando mais rápido reconhecer isto, mas rápido poderá atuar em função das condições de mercado.

A estrutura de mercado é o filtro e guia geral assegurando que não se opera trades na direção errada. Se gosta de fazer swing por muitos pontos, deverá querer operar a favor da tendência num mercado de tendência forte. Se o mercado está fraco ou numa lateralidade estreita poderá operar em ambas as direções com alguma experiência.

Conhecer a estrutura de mercado também lhe permite aguentar nas retrações e sair na altura certa, maximizando os seus ganhos. Até dominar esta fase, irá sentir-se impotente com exceção dos casos de tendência e lateralidade mais comuns

Contudo, mesmo com o conhecimento da estrutura de mercado, não será capaz de entrar corretamente num setup sem conhecer também as outras fases. Por exemplo, se as suas entradas são paradas e depois o mercado move-se na direção da sua entrada original, então tem poucos conhecimentos do pilar 2.

Se compra acima de barras urso e venda abaixo de barras touro e muitas das suas entradas se transformam em falhas de ponto de barra, então provavelmente precisa de conhecer primeiro as suas barras, que corresponde ao pilar 1.

Ler mais:
Os Fundamentos da Estrutura de Mercado

Exercício

Durante a sessão, marque os gráficos com a sua leitura dos 3 pilares do price action e compare com a sua performance depois da sessão terminar ou no dia seguinte. Isto irá o ajudar a identificar as áreas que precisam de melhoria devendo escolher uma ou duas áreas de cada vês e trabalhar nas mesmas. A maioria das pessoas não consegue solucionar todos os problemas de uma vez só, pelo que não preocupe se levar mais tempo do que espera. Repito, basta melhorar uma duas áreas de cada vez para começar a ver resultados!

Deixe um comentário

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.