
Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.
Entrar na direção do íman
Existe muitos ímanes que tenderão a atrair o mercado para um teste. Quando o mercado está em tendência em direção a um íman, é prudente operar a Favor da Tendência até o íman ser testado e preferencialmente ultrapassado. Não negocie Contra Tendência até chegar ao íman a menos que exista antes uma bom sinal de Contra Tendência, como um rompimento de linha de tendência.
Existem muitos tipos de ímanes
De seguida descrevem-se vários ímanes a considerar:
- Linhas de tendência.
- Linhas de Canal.
- Retrações e extensões de Fibonacci.
- AB = CD.
- Pico e Canal: o início do canal é usualmente testado dentro de poucos dias. Isto é geralmente seguido por um período de consolidação na área do canal.
- Bandeiras Finais Falhadas: depois de um rompimento da bandeira, o mercado regressa à bandeira e usualmente rompe do outro lado.
- Máxima e Mínima do dia anterior.
- Máximas e Mínimas swing dos dias anteriores.
- Pontos de rompimento.
- O extremo de uma tendência depois de cada tipo de retração.
- Lateralidades, incluindo Lateralidades Estreitas e Arame Farpado: os extremos e o meio geralmente são testados.
- Stops protetivos das barras de entrada e de sinal.
- Preço de entrada (Teste de Rompimento).
- O extremo de grandes barras de tendência (a mínima de uma grande barra de tendência touro e a máxima de uma grande barra urso).
- Targets comuns de posições scalp e swing.
- O dobro do stop protetivo.
- Máximas e mínimas do Gráfico Diário, Semanal e Mensal, máximas e mínimas de barras, médias móveis e lacunas.
- Números redondos (se uma ação move-se rapidamente de 50 para 88, irá provavelmente testar 100).
No caso de uma barra grande
Quando existe uma barra muito grande com pequenas sombras, os traders que entram na barra ou pouco depois geralmente colocam os stops protetivos além da barra. É bastante comum o mercado regressar a estes stops e depois reverter novamente na direção da barra de tendência.
*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.