Padrão de Reversão de Tendência Maior (RTM): Estratégia e Prática

Este artigo apresenta uma estratégia de day trade de contra tendência no gráfico de 5 minutos com o padrão de Reversão de Tendência Maior (RTM).

Pretende-se fazer uma pequena introdução teórica ao padrão e mostrar vários exemplos gráficos no mercado de ações norte-americano.

Introdução ao padrão RTM

Uma tendência touro é uma série de mínimas altas e máximas altas, e uma tendência urso é uma série de máximas baixas e mínimas baixas. A negociação de um padrão RTM é uma tentativa de entrar no início de uma nova tendência esperando que se desenvolva uma nova série de máximas e mínimas em tendência.

As componentes e verificação deste tipo de padrão são as seguintes:

  • Tendência maior
  • Retração que rompe o canal
  • Teste do extremo (opcional)
  • Barra(s) de reversão.

A retração que rompe o canal pode ser um Rompimento da Linha de Tendência, uma Ultrapassagem da Linha de Canal, ou uma Consolidação do Preço que precede o Rompimento da Linha de Tendência.

A necessidade ou não do teste do extremo depende da qualidade do desenvolvimento do price action observada antes da confirmação da reversão.

Exemplos práticos

De seguida são exibidos dois exemplos com o padrão RTM. Nas próximas semanas irão ser adicionado novos gráficos ao gráfico com as variações no padrão.

Posição longa na AMAT

No gráfico abaixo, a AMAT abriu em alta e rompeu a máxima do dia anterior, para logo depois cair até perto da mínima anterior. Rompeu uma Linha de Tendência e testou o extremo formando um padrão Duplo Fundo com uma Mínima Alta. A barra de sinal que configurou a entrada foi uma Barra Externa de tendência (com fecho na direção da entrada).

Posição curta na AAPL

No gráfico abaixo, a AAPL abriu em alta a meio da sessão anterior. Houve um rali até ao rompimento da máxima do dia anterior seguido de mais um Rompimento de Linha de Tendência intradiária. Formou-se um Micro Duplo Topo com uma configuração de entrada com uma Barra Externa (com fecho na direção da entrada) como barra de sinal.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.