Padrões Comuns de Tendência no Price Action – Brooks (2009)

Padrões comuns no gráfico de 5 minutos do QQQ

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Os nomes dos tipos de padrões em dias de tendência não têm significado por si só, porque o que um trader precisa é saber como ler o price action, o que é o mesmo para cada padrão.

Contudo, os nomes permitem a organização de padrões comuns, o que faz com que seja mais fácil aprender e antecipar conceitos importantes de price action. A única razão de aplicar nomes aos padrões, é porque os mesmos são recorrentes e se reconhecer algum à medida que está a desenvolver, deverá focar-se somente em padrões a favor da tendência e ter mais confiança para negociar uma grande parte da sua posição swing.

As configurações serão as mesmas que em dias de lateralidade, mas deverá seguir todas as entradas a favor da tendência, mesmo que pareçam fracas, só devendo iniciar uma posição de contra tendência depois de um rompimento de linha de tendência e com uma boa barra de reversão.

Não deverá encontrar mais de duas ou três negócios em contra tendência numa sessão, caso contrário está a perder muito tempo procurando na direção errada e provavelmente perdendo bons swings a favor da tendência. Quanto mais forte a tendência, mais precisa de swings a favor da tendência e não fazer scalp de contra tendência.

Numa tendência muito forte, todos os negócios deverão ser a favor da tendência, e nenhum negócio deverá ser scal de contra tendência, por mais tentadores que sejam.

Quando estiver familiarizado com os padrões comuns de tendência, verá que os encontra em potencial desenvolvimento nos primeiros 30 a 60 minutos. EM caso afirmativo, deverá entrar a favor da tendência e fazer parte swing da sua posição, Será parado por vezes da posição swing, mas continue com a parte da posição swing, porque se a sesão torna numa dia de tendência, um swing pode ser tão lucrativo como 10 scalps.

Como corolário, se não observar um destes padrões a desenvolver, então assuma que o dia é de lateralidade, e procure entradas nas duas direções. Adicionalmente, um dia de tendência pode trasnformar-se num dia de lateralidade ou numa tendência na direçao oposta a qualquer momento. Quando isto acontece, não questione e negoceie o novo padrão.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.

Este site usa cookies para uma melhor experiência do utilizador. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização.