Prefácio – Brooks (2009)

Este artigo contém as minhas notas de estudo sobre a importância das segundas entradas no price action do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Objetivo do trading

O objetivo para muitos traders é maximizar os ganhos através de um estilo compatível com a sua personalidade.

Gráficos minimalistas

Considero que faço mais dinheiro se minimizar o que tenho de considerar quando faço uma negociação. Tudo o que preciso é de um único gráfico no computador sem indicadores excepto uma média móvel exponencial de 20 barras. Por vezes negoceio sem a média móvel, mas providencia um número de configurações suficientes para valer a pena o seu uso.

Gráficos de 1 e 5 minutos

O volume no gráfico de 1 minuto por vezes é minimamente útil num sinal de reversão iminente, mas pouco acompanho este porque negoceio sobretudo a partir do gráfico de 5 minutos. Raramente entro num trade mais cedo no gráfico de 5 minutos no sentido da tendência com o apoio do gráfico de 1 minuto.

Picos de volume nos gráficos de 1 minuto e diário

Um pico invulgar de volume no gráfico de 1 minuto geralmente observa-se perto no final de uma tendência urso, e o primeiro ou segundo swing normalmente proporciona um scalp longo. Contudo, esta é apenas uma observação; não sendo confiável para fazer parte de uma de estratégia e deve portanto ser ignorada. Os picos também ocorrem nos gráficos diários no final de uma clímax de venda.

Tamanho da retração na tendência

Em geral, a probabilidade de uma retração regressar ao extremo da tendência anterior, diminui substancialmente se a retração recuar 75 por cento ou mais.

Ferramentas do price action

As ferramentas mais importantes do price action são as linhas de tendência e de canal, altos e baixos anteriores, rompimentos e falsos rompimentos, tamanho dos corpos e das sombras das barras ou velas, relação entre a barra corrente e as anteriores. Em particular, como a abertura, alto, baixo e fecho se compara com a ação das barras anteriores dizem muito do que irá acontecer.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

Confissões de um Day Trader

Subscreva a newsletter e acompanhe de perto os pensamentos e desafios de um day trader profissional.