Primeira Retração no Price Action – Brooks (2009)

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Entrar na Primeira Retração depois de uma primeira perna forte é simplesmente capitalizar na propensão de fortes movimentos tentar testar o extremo. A maioria dos movimentos fortes tem pelo menos duas pernas pelo que entrar na Primeira Retração com uma Linha de Tendência tem uma boa hipótese de conduzir a um trade lucrativo. Esta entrada é especialmente importante numa Tendência a Partir da Abertura se perder a entrada inicial.

Em tendências fortes, o que constitui a Primeira Retração não é sempre claro, porque as tendências têm frequentemente duas ou três barras laterais que não rompem uma Linha de Tendência significativa, e portanto, não são suficientemente significantes para constituir uma retração.

Estas são todas grandes entradas a Favor da Tendência, podendo continuar a entrar a Favor da Tendência com confiança, mesmo depois da Primeira Retração que rompe uma Linha de Tendência significativa. Só após um bom rompimento de uma Linha de Tendência existirá uma retração significativa, e a primeira perna terá provavelmente concluído.

Considere a Primeira Retração aquela que rompe em primeiro lugar a Linha de Tendência, e todas as entradas anteriores a Favor da Tendência fazem parte da primeira perna da tendência.

Numa consolidação de forte tendência, 1) um padrão de barra dupla, 2) uma correção lateral estreita de duas pernas e 3) um rompimento de uma Lateralidade Estreita, todas estas são boas entradas, e devem ser consideradas como parte da primeira perna, e não a Primeira Retração, que vem a seguir à primeira perna e configura o início da segunda perna.

Em alguns dias que não parecem retrair, os traders são forçados a entrar em rompimentos mesmo de pequenas pausas laterais. A realidade é que nestes dias de tendência forte, poderá entrar na sua posição swing ao preço de mercado em qualquer ponto, confiando mesmo que exista uma reversão, as probabilidades são boas de que o mercado fará outro swing antes do mercado retrair e andar muito para trás.

Uma retração pouco clara significa que os traders de Contra Tendência não têm força suficiente.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.