O ano está a aproximar-se do fim, sendo tempo de fazer um balanço geral do passado e uma projeção do futuro, à semelhança do que foi feito no ano passado.
Este blog está no ar há quatro anos, tendo me dado muito prazer desenvolver o mesmo, quer pelo facto de servir de diário de bolsa, quer pelo facto do desenvolvimento web envolvido através da plataforma WordPress com alojamento próprio.
A maioria dos leitores são do Brasil e de Portugal como seria de esperar, com uma predominância do Brasil. Muito obrigado a todos os que passam por cá para visitar este cantinho da Internet e que acompanham este projeto.
O meu mercado de eleição tem sido a bolsa americana, nomeadamente através da operação de day trade no índice Nasdaq 100. Também poderia ser o índice SP500, trata-se apenas de uma preferência pessoal, e do facto do Nasdaq estar mais ligado a empresas tecnológicas.
Também ponderei fazer day trade no mini índice do Brasil que é o ativo mais popular entre comunidade de traders brasileira, mas o horário de abertura não é o mais conveniente.
Além do mundo do blog independente ter praticamente desaparecido dos motores de busca, ainda publico a análise técnica diária de um mercado (americano) que é pouco seguido por traders da língua portuguesa.
O guia de iniciação que publiquei sobre a Teoria das Ondas de Elliott, o artigo mais popular do blog e que os motores de busca adoram, poderia dar a volta a esta situação e justificar a continuidade do blog. O problema é que não opero mais com as Ondas de Elliott, exceto algumas noções básicas que uso aqui e ali, por não considerar um método prático e ser demasiadamente subjetivo.
Esta situação deixa-me aberto a outras possibilidades que vou explorar nos próximos artigos.