Retrações na MME e na Lacuna da MME no Price Action – Brooks (2009)

QQQ 5 min - Lacunas com retração na MME

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


O que se entende por lacuna

Uma lacuna é um termo geral que simplesmente significa que existe um espaço entre dois pontos no gráfico. Por exemplo, se a abertura da sessão de hoje é acima do fecho da sessão de ontem, então existe uma lacuna. Se a abertura é acima da máxima de ontem, então existe uma lacuna no gráfico diário.

Lacuna simples na MME

O uso generalizado do termo abre a possibilidade a outras oportunidades. Por exemplo, se a máxima de uma barra é abaixo da MME, então existe uma lacuna entre esta barra e a MME. Num mercado touro ou de lateralidade, existe uma boa chance do mercado mover-se para preencher esta lacuna.

Lacuna 2 na MME

Algumas vezes uma barra segue acima da máxima da barra anterior, mas depois de uma ou duas barras, a retração continua a descer. Se o mercado segue novamente acima da barra anterior, isto é uma barra de lacuna 2 na MME, ou uma segunda tentativa de preencher a lacuna da MME num touro, e as hipóteses são excelentes de que irá existir um rali desta configuração.

De igual modo, as lacunas acima da MME irã tender a preencher num mercado urso ou de lateralidade.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

Confissões de um Day Trader

Subscreva a newsletter e acompanhe de perto os pensamentos e desafios de um day trader profissional.