Reversões com Grande Volume no Price Action – Brooks (2009)

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Quando uma ação se encontra em tendência urso feroz no gráfico diário, e depois tem um dia com volume 5 a 10 vezes o normal, os touros podem ter capitulado e pode estar presente um fundo negociável. O enorme volume do dia é muito frequentemente um dia de lacuna de baixa, e se tiver um forte fecho touro, as probabilidades de uma posição longa lucrativa aumentam.

Os traders não estão necessariamente à procura de uma reversão touro, mas depois de uma venda climática, existe uma boa possibilidades de que existirá pelo menos um movimento de duas pernas no mínimo até a MME, que permitirá um trade lucrativo que poderá durar de dias a semanas.

Por outro lado, no gráfico de 1 minuto do Emini com uma forte tendência urso, se existir uma barra com um grande volume (cerca de 25,000 contratos), é pouco provável que seja o fim da tendência, sendo frequentemente um sinal de que uma retração irá aparecer brevemente, geralmente depois de uma ou duas Mínimas Baixas com menor volume (divergência de volume).

Deverá raramente, se alguma vez, olhar para o volume no gráfico intradiário, por causa do valor do volume que é pouco fiável no gráfico de 5 minutos. Este é o gráfico que deverá usar exclusivamente para o trading.

Depois de uma lacuna de baixa com maior volume, e um dia com uma barra touro, é seguro comprar no fecho da sessão, mas um trader mais cauteloso aguardará o mercado tomar a máxima desta possível barra de sinal. Se o mercado abrir com uma lacuna de alta no dia seguinte, um trader pode comprar a abertura, aguardar por um teste na barra anterior, ou procurar por uma venda climática no gráfico de 5 minutos e comprar na reversão de alta depois da tentativa de fechar a lacuna fechar. Este tipo de movimento é quase sempre seguido pelo menos por duas pernas e uma penetração da MME.

Volumes climáticos de baixa na ausência de price action touro não são razão suficiente para reverter uma tendência urso forte.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

Subscreva a Newsletter de PRICEACTION.PT!

Siga e acompanhe a nossa estratégia de investimento. Independência financeira através da disciplina do trade.