Reversões de Pico e Lateralidade no Price Action – Brooks (2009)

EWZ 5 Min - Reversão de Pico e Lateralidade

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Um clímax é simplesmente um mercado que avançou muito longe e muito rápido aos olhos dos traders, e depois reverte. Uma reversão climática é um momento forte (um pico) com uma série de grandes barras de tendência que muitas vezes ultrapassam uma linha de canal e depois reverte.

Numa reversão de pico e lateralidade, em vez de rapidamente se mover através da MME num forte movimento de Contra Tendência, o mercado reverte apenas uma ou duas barras e depois anda de lado e forma uma Lateralidade Estreita que pode romper em qualquer direção.

É como se o mercado tentasse fazer uma reversão mas não a conseguisse completar, e num tempo gráfico maior, em vez de uma barra de reversão forte, existirá uma grande barra com uma grande sombra com o fecho algures no meio.

Por vezes forma-se uma bandeira de Contra Tendência Duplo Topo/Fundo dentro da lateralidade, proporcionando uma razão adicional para entrar na reversão. A perna de reversão que conduz à lateralidade é frequentemente pequena comparada com a tendência anterior, mas geralmente rompe a linha de tendência, e pode ser a primeira perna da tendência oposta.

A reversão pico e lateralidade poderá passar despercebida. Poderá existir pouco momento em direção ao extremo antigo, que conduz a um teste falhado (Máxima Baixa num topo touro ou Mínima Alta num fundo urso), ou pode continuar para um novo extremo e não reverter. Se, no entanto, reverter, a nova tendência oposta por vezes torna-se muito forte e frequentemente forma um padrão de Pico e Tendência de Canal.

Uma barra interna a seguir a uma barra de rompimento pode ser vista como uma possível miniatura de configuração Pico e Lateralidade. A distância do extremo do rompimento ao outro extremo da barra interna é o pico, representando a possível pequena reversão clímax, e barra interna é a lateralidade. Como em todos os padrões Pico e Lateralidade, o rompimento pode acontecer em qualquer direção, sendo importante estar consciente de ambas as possibilidades. Assim que a tendência iniciar procure configurações a Favor da Tendência.

Por vezes existe um pico impressionante, depois uma retração, e depois o início de um canal, para de seguida o canal falhar e reverter de direção. Em retrospectiva, a retração era o pico na direção oposta que conduziu ao canal. Contudo, assim que o reconheça, então sabe que existe uma tendência, e deverá tentar negociar todas as entradas a Favor da Tendência.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.