Clímax: Reversões de Pico e Lateralidade no Price Action – Brooks (2009)

EWZ 5 Min - Reversão de Pico e Lateralidade

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Clímaces e reversões climáticas

Um clímax é simplesmente um mercado que avançou muito longe e muito rápido que depois reverte. Uma reversão climática é um momento forte (um pico) com algumas grandes barras de tendência que muitas vezes ultrapassa uma linha de canal e depois reverte.

Numa reversão de pico e lateralidade, em vez do preço reverter rapidamente através da MME num forte momento de Contra Tendência, o mercado reverte apenas uma ou duas barras e depois anda de lado formando uma Lateralidade Estreita que pode romper em qualquer direção.

É como se o mercado tentasse fazer uma reversão mas não conseguisse completar a mesma. Num tempo gráfico maior, em vez de ver uma barra de reversão forte, existirá uma grande barra com grande sombra e o fecho algures no meio.

Bandeira topo duplo ou fundo duplo na lateralidade

Por vezes forma-se uma bandeira de Contra Tendência Topo Duplo ou Fundo Duplo dentro da lateralidade, proporcionando uma razão adicional para entrar na reversão. A perna de reversão que conduz à lateralidade é frequentemente pequena comparada com a tendência anterior, mas rompe frequentemente uma linha de tendência, podendo ser a primeira perna da tendência oposta.

Este padrão pode passar despercebido

A reversão de pico e lateralidade pode passar despercebida. Poderá existir pouco momento em direção ao extremo antigo, que conduz a um teste falhado (Máxima Baixa num topo touro ou Mínima Alta num fundo urso), ou pode continuar para um novo extremo e não reverter. Se, no entanto, reverter, a nova tendência torna-se algumas vezes muito forte formando um padrão de Pico e Tendência de Canal.

Barra interna a seguir a uma barra de rompimento

Uma barra interna a seguir a uma barra de rompimento pode ser vista como uma possível miniatura de configuração Pico e Lateralidade. A distância do extremo do rompimento ao extremo da barra interna é o pico, representando a possível pequena reversão climática, e a barra interna é a lateralidade. Como em todos os padrões Pico e Lateralidade, o rompimento pode acontecer em qualquer direção, sendo importante estar consciente de ambas as possibilidades. Assim que a tendência iniciar procure setups a Favor da Tendência.

Quando o padrão falha

Por vezes existe um pico impressionante, depois uma retração, e depois o início de um canal, para de seguida o canal falhar e reverter de direção. Em retrospetiva, a retração era o pico na direção oposta e conduziu ao canal. Contudo, assim que reconhecer esta padrão, sabe que está em curso uma tendência, deverá operar a Favor da Tendência.

Teste de início de canal

Os inícios de canais geralmente são testados, mesmo passados alguns dias.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

Subscreva a Newsletter de PRICEACTION.PT!

Siga e acompanhe a nossa estratégia de investimento. Independência financeira através da disciplina do trade.