Reversões e Continuações na Lacuna da Abertura no Price Action – Brooks (2009)

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Uma grande lacuna na abertura com o fecho do dia anterior representa comportamento extremo e geralmente resulta num dia de tendência em qualquer direção. Não importa se existe também uma lacuna no gráfico diário uma vez que o trade irá ser o mesmo. O que interessa é como o mercado responde a este comportamento extremo: irá aceitá-lo ou rejeitá-lo? Quanto maior a lacuna, mais provável de que será o início de um dia de tendência para longe do fecho do dia anterior.

O tamanho, direção e número de barras de tendência nas primeiras barras do dia revelam geralmente a direção do dia de tendência que irá seguir.

Algumas vezes, o mercado irá entrar em tendência desde a primeira ou segunda barras, mas é mais comum testar primeiro na direção errada, e depois reverter na tendência que irá durar todo o dia. Sempre que vê uma grande lacuna na abertura, é sensato assumir que existirá uma grande tendência. Contudo, por vezes pode levar uma hora a iniciar. Assegure-se de manter parte swing em cada trade, mesmo que seja parado nalguns trades. Um trade swing lucrativo pode ser tão rentável como 10 scalps, pelo que não desista até ficar claro que o dia não será de tendência.

A lacuna deverá ser vista como se houvesse uma barra especialmente grande e invisível. Por exemplo, se existir uma grande lacuna de alta que é seguida por uma retração menor, e depois um tipo de rali de canal o resto do dia, isto é provavelmente um Impulso de Lacuna e Canal Touro, com a lacuna a ser o impulso.

Se as primeiras quatro barras do dia estiverem largamente sobrepostas, formando uma Lateralidade Estreita, é arriscado negociar rompimentos. Uma Lateralidade Estreita é como o padrão de Arame Farpado, que atua como íman, atraindo os rompimentos até ao seu meio. Nestes casos, o melhor é reverter pequenas barras perto do seu extremo, reverter rompimentos falhados e procurar Rompimentos com Retração.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.