Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.
A tendência da reversão maior tem de estar em efeito há algum tempo
As reversões maiores acontecem numa tendência que esteve em efeito pelo menos umas poucas horas e frequentemente dias. As melhores reversões de tendência têm antes um rompimento de uma linha de tendência significativa antes da configuração propriamente dita. Não quer entrar em contra tendência a menos que os traders de contra tendência tenham mostrado primeiro alguma capacidade de controlar o mercado.
Teste do extremo da tendência anterior
Entre numa retração que teste o extremo da tendência. A retração pode não alcançar (uma Máxima Baixa num novo urso ou uma Mínima Alta num novo touro) ou ultrapassar (uma Máxima Alta num novo touro ou uma Mínima Baixa num novo urso) o extremo da tendência antiga.
Se uma ultrapassagem for muito para além do extremo antigo, a tendência retomou, e deverá aguardar novamente por um rompimento de linha de tendência.
Barra externa tem significado com traders encurralados
Uma barra externa pode ser uma entrada quando existem claramente traders encurralados. Caso contrário, é melhor aguardar por mais Price Action.
Números de Fibonacci
Não procure números de Fibonacci quando negoceia, porque estes são raramente melhores do que uma observação rápida de um nível de retração aceitável.
Manter uma parte swing numa reversão maior
Assegure-se sempre de manter parte swing da sua posição depois de uma reversão maior, mesmo que seja parado uma ou duas vezes, porque uma entrada swing geralmente faz mais dinheiro do que muitos scalps.
Se existir um sinal oposto antes do seu stop breakeven ser atingido, saia da sua posição, faça uma pausa e maravilhe-se com o lucro obtido. Se for um trader excecional, reverta e repita o processo.
*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.