Risco e Psicologia estão Interligados

Depois de desenvolvidos os conhecimentos essenciais de análise técnica, o sucesso do trader depende inteiramente da gestão do risco e psicologia.

A gestão do risco pretende lidar com a incerteza dos mercados. Para enfrentar a incerteza, é necessário primeiro cultivar uma mentalidade que se adapte à permanente mudança e estado de humor da bolsa. O risco e psicologia estão pois interligados.

Aceitar as perdas inevitáveis no trade e não entrar em entusiasmo excessivo quando se ganha são duas condições psicológicas essenciais para o sucesso.

Por outras palavras, o trader precisa de aprender a aceitar e a reduzir os efeitos nefastos do medo e ganância num mercado incerto, se quer ter alguma probabilidade de vencer neste ramo desafiante.

Aprendi há muito tempo que a escrita é uma forma de terapia nas mais variadas circunstâncias da vida. Posso, portanto, usar a força da palavra para lidar com estas e outras emoções do trading, escrevendo artigos sobre as dificuldades e partilhando ideias com o leitor.

O objetivo é evitar que as emoções toldem a minha capacidade de raciocínio não seguindo as regras de trade previamente estabelecidas.

Deixe um comentário

Confissões de um Day Trader

Subscreva a newsletter e acompanhe de perto os pensamentos e desafios de um day trader profissional.