Rompimento da Linha de Tendência no Price Action – Brooks (2009)

EWZ 5 min - Rompimentos de Linhas de Tendência

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


O conceito mais importante deste livro é que deverá negociar unicamente na direção das linhas de tendência e aguardar por um rompimento de uma linha de tendência significativa antes de tomar uma posição de Contra Tendência.

Virtualmente, todas as reversões começam com um rompimento de uma linha de tendência ou uma ultrapassagem e reversão de uma linha de canal, e todas estas rompem a linha de tendência onde existe uma reversão.

Verdadeiros fundos ou topos V na ausência de ultrapassagem e reversão de linhas de canal são tão raros que não vale a pena serem considerados. Os traders deverão focar-se em padrões comuns, e se perderem um evento raro ocasional, existirá sempre uma retração onde poderão começar a negociar com a nova tendência.

Reversão fortes de linha de canal são de tendências muitos alongadas e frequentemente correm para longe do rompimento da linha de tendência. A primeira retração após a reversão é geralmente fraca porque o mercado é emocional e todos concordam que a tendência reverteu. Por causa da confiança, os traders serão mais agressivos e adicionarão á posição durante a pausa mais pequena não retirando lucros, mantendo as retrações pequenas.

Quando existe um rompimento forte de linha de tendência, existe geralmente uma segunda perna a seguir ao rompimento. A retração usualmente retrai e testa a linha de tendência antiga. A retração que testa o extremo da tendência pode ultrapassar (uma Máxima Alta numa reversão de um touro ou Mínima Baixa numa reversão de um urso) ou não alcançar (uma Máxima Baixa num novo urso ou uma Máxima Alta num novo touro).

Se existir uma ultrapassagem que se estende muito para além do extremo antigo, a reversão terá de ser anulada, resumindo a antiga tendência. Os traders precisam de aguardar por outro rompimento de linha de tendência ou uma ultrapassagem de linha de canal antes de iniciar um negócio de Contra Tendência.

Sinais de força num rompimento de linha de tendência (primeira perna numa possível reversão), incluem:

  • O movimento cobre muitos pontos.
  • Passa bem para além da MME.
  • Numa reversão urso, estende-se abaixo da Mínima Alta final do touro, e numa reversão touro, estende-se acima Máxima Baixa final do urso.
  • Dura muitas barras (aproximadamente 10 a 20).
  • Existira outros rompimentos importantes de linhas de tendência (este não é o primeiro sinal de força de Contra Tendência).
  • A reversão de volta a testar o extremo da tendência antiga não tem momento, como evidenciada por ter muitas barras sobrepostas com muitas sendo barras de tendência da direção da nova tendência.
  • A reversão de volta a testar o extremo da tendência antiga falha na MME ou na antiga tendência e não chega perto do extremo.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.

Política de privacidade do Mailchimp que usamos como plataforma de marketing.