
Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.
Existem vários nomes para um rompimento falhado e reversão de linha de canal
Todos os rompimentos falhados em linhas de canal (clímaces, parábolas, fundos e topos V) têm uma coisa em comum: a sua inclinação. Em vez de serem lineares (uma linha reta), são em curva crescente. A certo momento, o mercado reverte rapidamente de direção existindo geralmente pelo menos uma lateralidade longa e possivelmente uma reversão de tendência. Todos estes padrões são ultrapassagens de linhas de canal e reversão, e, portanto, deverão ser operados como tal, independentemente do nome que tenham.
A linha de canal pode não ser óbvia no momento da reversão, mas logo que um movimento parabólico está em curso, os traders de price action deverão desenhar e redesenhar constantemente linhas de canal procurando por uma ultrapassagem e reversão.
Barra de reversão e segunda entrada
As melhores reversões têm grandes barras de reversão e preferencialmente uma segunda entrada. A primeira perna da reversão quase sempre rompe a linha de tendência, e se não romper, então a reversão é suspeita, sendo mais provável uma lateralidade ou um padrão de continuidade. Se a segunda entrada da reversão falhar, a tendência irá provavelmente retomar e correr pelo menos duas pernas.
Os traders de Contra Tendência estão sempre a desenhar linhas de canal, esperando por uma ultrapassagem e reversão que permita pelo menos um scalp e preferencialmente um movimento de Contra Tendência de duas pernas.
Quando não existe força de contra tendência
Quando o preço rompe uma pequena linha de canal, mas não existe força anterior de Contra Tendência, a barra de sinal tem um pequeno corpo, os traders astutos aguardarão por uma segunda entrada, e se esta não acontecer, vêm esta situação com um setup a Favor da Tendência.
Muitos traders têm entradas stop em padrões de cunha falhada, que corre no mínimo a altura da cunha. Quando o preço se aproxima de um íman como uma linha de canal, a maioria dos traders aguarda por uma ultrapassagem, e na sua ausência, querem ver pelo menos uma segunda entrada.
*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.