Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.
Um investidor é alguém que compra ações baseado nos fundamentos e planeando manter um ativo de seis meses até vários anos, permitindo deste modo tempo para os benefícios dos fundamentais se refletirem no preço da ação. O investidor irá frequentemente adicionar à sua posição se a ação for contra ele, uma vez que acredita que esta apresenta um bom valor ao preço atual.
Um swing trader ou simplesmente trader é alguém que opera a partir do gráfico diário e eventos fundamentais de curto prazo como anúncios de resultados, e com a intenção de capturar um movimento relativamente rápido do preço de um a vários dias. Pode realizar lucro de parte da sua posição na primeira pausa, movendo depois o stop para breakeven na restante posição.
Aos olhos de um trader ou investidor que usa tempos gráficos diários a mensais, todo o tipo de day trading é scalping. Contudo, para um day trader, scalping é manter uma posição de cerca de um a quinze minutos aproximadamente, usualmente saindo numa ordem limite no preço alvo, e na tentativa de capturar uma pequena perna no tempo gráfico que tiver a usar para os seus trades. O scalper não quer ver retrações e sairá rapidamente em breakeven se o trade andar contra si antes do target ser atingido. Um scalper é aos olhos do day trader, o menso que um trader é aos olhos de um investidor.
Um day trader (que opera os swings intradiários) manterá uma posição de quinze minutos a um dia inteiro. Este é um investidor nos gráficos diários quando comparado com um trader, porque pode manter uma posição aberta nas retrações.
Os day traders usam os mesmos setups que os scalpers, mas focam-se em menos trades por dia, e naqueles que têm uma maior possibilidade de ter pelo menos duas pernas. Muitos destes traders deixam adicionam às suas posições nas retrações a um melhor preço. Contudo, têm pelo menos um stop mental, e se o mercado atingir este nível, concluem que a sua ideia já não é válida e sairão com uma perda.
Procure onde os scalpers têm os seus stops e adicione à sua posição nesta localização, se o padrão no gráfico se mantiver ainda válido. Se comprou o que entendeu ser uma reversão, considere o mercado fazer uma Mínima Baixa e depois adicione na segunda entrada. Por exemplo, numa ação fiável com a AAPL, se está a comprar no que entende ser perto da mínima do price action e o mercado geral (como os índices S6P 500 ou Nasdaq) não está num dia de tendência urso, considere arriscar dois a três dólares no trade, adicionando com uma perda aberta. Contudo, somente um trader experiente que se sente bastante confortável com a sua leitura de mercado, e aceita a possibilidade de grande uma perda se a sua leitura for errada deverá tentar isto.
Muitos day traders farão scalping se o trade não estiver a andar como desejado, e muitos scalpers irão fazer day trading de parte da sua posição quando entram nos melhores setups, pelo que existe muita sobreposição no que ambos fazem.
É razoável ser em primeiro lugar um scalper a operar Eminis e um day trader a operar ações.
É relativamente fácil procurar swings de day trading em ações com elevado volume (pelo menos três milhões de ações por dia mas preferencialmente sete milhões ou mais) que têm uma variação média diária de vários dólares. Tente fazer scalping de um dólar e depois use um stop breakeven no balanço e mantenha até ao fecho da sessão ou até observar um claro e forte setup de entrada na direção oposta. Provavelmente consegue observar cerca de cinco ações regularmente durante o dia, e acompanhar pontualmente outras cinco ações em determinadas alturas do dia, estas ultimas que raramente irá operar.
Pode colocar por exemplo seis ações num ecrã, escolher a ação que esteja com a melhor tendência e procurar por uma retração perto da MME. Pode também operar reversões se observar uma ultrapassagem de linha de canal com reversão, e após ter havido um rompimento forte da linha de tendência anterior.
Se o mercado dos Emini estiver ativo, considere apenas negociar gráficos de 5 minutos em ações que requeiram menor atenção. Se está a perder muitos trades no Emini, é porque possivelmente está distraído pelos gráficos adicionais, sendo melhor parar de observar estes e apenas operar o Emini.
Embora todas as ações operem basicamente da mesma forma, existem diferenças subtis de personalidade entre elas. Por exemplo, a AAPL é muito respeitadora a testar rompimentos, enquanto a GS tende a correr os stops requerendo stops maiores.
Quando está a antecipar um movimento significativo de preço, ou quando está a entrar numa retração em forte tendência, encerre 25 a 75 por cento da sua posição num scalping e depois mantenha a restante posição até ao mercado chegar ao seu target.
Um bom trade não deverá permitir aos traders mais tardios entrar ao mesmo preço que os traders mais experientes que entraram mais cedo com o melhor preço. Se o trade é bom, todos os traders que perderem a entrada inicial estão agora desejosos para entrar a um pior preço, e colocarão ordens limite de entrada um ou dois pontos piores que a entrada original, mantendo o stop breakeven protegido na entrada dos traders originais. Contudo, por vezes os melhores trades vão além do stop breakeven para enganar traders a sair do que seria uma boa tendência. Quando isto parecer uma possibilidade, arrisque uns pontos adicionais. Adicionalmente, se o mercado voltar atrás e correr com os stops e depois retomar a nova tendência, reentre ou adicione à sua posição de day trading um ponto além da barra anterior.
Se o price action atingir o preço alvo com uma ordem limite e não o ultrapassar, mas a ordem for executada, isto significa que poderá existir mais pressão de tendência do que é evidente no gráfico e as hipóteses aumentam de que o mercado irá para além do preço alvo nas próximas barras. Num touro, os compradores estão agressivos e irão certamente reemergir em qualquer retração. Neste caso procure oportunidades para entrar novamente longo.
Se o price action chegar perto do preço alvo (por exemplo cinco em seis pontos além da barra de sinal num scalp) e a ordem não for executada, isto poderá ser uma falha. Considere colocar uma ordem para reverter um ponto além do lado oposto da corrente barra assim que esta fechar. Se está longo e o mercado atingiu cinco pontos acima da barra de sinal e a sua ordem não foi executada, considere mover o stop para breakeven. Assim que a barra fechar considere colocar uma ordem curta de venda a descoberto um ponto abaixo desta barra porque este é certamente o local onde a maioria dos restantes scalpers sairá, providenciando pressão de venda. Estes não irão comprar novamente até verem mais price action, removendo assim os compradores do mercado e aumentando a possibilidade dos vendedores de impulsionarem o mercado para baixo, o suficiente para o trade scalping da sua posição curta. Uma falha de cinco pontos é comum no final de um movimento alongado e é geralmente o primeiro sinal de uma reversão.
*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.