Selecionar um Mercado com Price Action – Brooks (2009)

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


As técnicas de price action funcionam em todos os mercados, mas muitos day traders preferem mercados que permitam várias entradas por dia e em que possam lidar com grandes posições sem slippage.

Os contratos de futuros do S&P 500 (ES) e Nasdaq 100 (NQ) podem lidar com grandes ordens e volume de traders de retalho. O indice de futuros Russell 2000 (RTY) também é um mercado popular entre alguns traders de retalho porque tem boas tendências intradiárias.

Quando está a começar, poderá considerar negociar nos ETFs SPY ou QQQ em vez do ES ou NQ porque cada ponto tem um menor valor e portanto um menor risco.

Os mercados de Forex também podem lidar com grandes ordens e geralmente têm tendências intradiárias longas.

O mais importante até atingir a consistência é seguir apenas um mercado. Caso contrário, será insensato tentar lidar com outros tantos. A maioria dos mercados mais líquidos exibe um bom comportamento para operar day trade.

Além de limitar-se a um único mercado, também deverá apenas observzr um único tempo gráfico como o grafico de 5 ou 15 minutos. Mesmo quando atingir a consistência, o mais provável é que consiga melhores resultados se operar apenas um único mercado.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.