Sempre no Mercado com Price Action – Brooks (2009)

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Uma boa alternativa ao i) scalping e ao ii) swing (day trading com posição parcial) é tentar permanecer no mercado grande parte do dia, e sair no fecho.

Os traders deverão focar-se nos principais swings para entradas de reversão e fazer swing da posição inteira ou negociar pelo menos dois contratos, fazer scalp de um, e depois mover o stop para breakeven para o outro contrato na parte swing.

Para os Eminis, existem frequentemente corridas aos stops e retrações profundas, pelo que é preferível fazer scalp de metade e swing da outra metade, assegurando-se de que obtém alguma coisa de cada trade e de que alcança pelo menos o lucro scalp.

Em ações, os stops breakeven têm uma menor possibilidade de serem atingidos pelo que é mais lucrativo procurar por negociar posições swing. Tipicamente, procure um scalp de um terço a metade da posição depois de cerca de um movimento de preço de um dólar, e de seguida faça swing do restante. Se o mercado parecer que está a reverter mas ainda não reverteu, como um teste da máxima do dia, feche outro quarto a terço da posiçao, mas deixe sempre pelo menos um quarto para correr até ao seu stop breakeven ser atingido, ou até existir um sinal oposto claro e forte, ou até ao fecho. As tendências chegam frequentemente mais longe do que poderia imaginar.

Mantenha a posição em todas retrações, a menos que o seu stop protetivo seja executado, mesmo que as retrações sejam violentas. Se o stop for ativado, mantenha-se fora do mercado até existir outra configuração clara e forte em qualquer direção. Se a sua posição é de dois contratos e está longo num contrato quando surge um padrão de reversão, venda três contratos. Isto permite sair da posição anterior com dois novos contratos, iniciam novamente o processo na direção oposta. Faça scalp do primeiro contrato e swing do segundo.

A chave desta abordagem é entrar somente na reversão quando existe um bom setup. Senão, confie no seu stop breakeven, mesmo que devolva todos os ganhos da porção swing. Se acompanhar uma pequena carteira de ações, quase todos os dias, existirá pelo menos uma ação com setup fiável para fazer um grande trade swing.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.