Sequência da Primeira Retração no Price Action – Brooks (2009)

Sequência da primeira retração - qqq 5 min

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


A maioria das primeiras retrações são menores e fazem parte da perna da tendência maior. Contudo, cada retração tende a ser maior à medida que os traders de contra tendência estão mais dispostos a iniciar posições e os traders a favor da tendência tornam-se mais rápidos a realizar lucros. A certo momento, os traders contra tendência irão suplantar os traders a favor da tendência, altura em que a tendência reverte.

A primeira retração menor numa tendência forte é uma retração de uma ou duas barras (tipicamente uma máxima/mínima 1 que é geralmente uma entrada com linha de micro tendência), que quase sempre é seguida de um de novo extremo. A próxima retração poderá ser com três a quatro barras longas e possivelmente irá romper uma linha de tendência menor seguida depois de novo extremo; que geralmente é uma máxima/mínima 2 mas também pode ser outra máxima/mínima 2.

Depois de uma série de trades de sucesso, deverá suspeitar de força renovada sem primeiro ver uma retração maior, já que a força pode ser uma armadilha como uma bandeira final falhada. É melhor aguardar por mais price action e perder uma possível armadilha do que sentir-se invencível e sem medo porque se convenceu que está a jogar com dinheiro de outra pessoa.

Se a tendência for forte poderá ficar afastada da MME duas horas ou mais, mas logo que atinja a MME, irá provavelmente formar outra configuração a favor da tendência que conduzirá a um novo extremo. A certa altura irá haver uma retração que formará uma barra MME Gap seguida de um novo teste ao extremo.

Eventualmente irá existir um impulso de contra tendência que quebrará uma linha de tendência maior (geralmente, é a retração com a barra MME Gap) seguida de um teste ao estremo, que poderá não alcançar (mínima alta num urso ou máxima baixa num touro) ou ultrapassar (mínima baixa num urso ou máxima alta num touro).o estremo antigo, que depois é seguida de um impulso de contra tendência de pelo menos duas pernas, ou mesmo uma reversão.

Cada retração antes da reversão é uma entrada a favor da tendência, porque cada uma é um tipo de primeira retração (barra, micro linha de tendência, MME, MME Gap, linha de tendência maior). Cada tipo da primeira retração é usualmente seguida de pelo menos um teste ao extremo, e normalmente um novo estremo até a linha de tendência maior ser rompida.

Embora não se justifique o esforço de visualizar gráficos de horizontes temporais maiores quando se negoceia num gráfico de 5 minutos, é provável que as retrações maiores no gráfico de 5 minutos terminem em pontos significativos  como MMEs, níveis de rompimento e linhas de tendência dos gráficos de 15, 30 ou 60 minutos, ou até diário, semanal ou mensal.

Se uma tendência é forte e executou vários trades lucrativos e observa agora várias barras laterais, seja cauteloso com nova entradas, pois esta é efetivamente uma lateralidade que poderá formar uma bandeira final falhada. Num touro poderá comprar se houver uma configuração perto da mínima da lateralidade, mas mantenha-se cuidadoso em comprar um rompimento da máxima da lateralidade porque os ursos poderão estar dispostos a vender um novo máximo e os touros poderão começar a tirar lucros na máxima.

O mesmo se aplica numa bandeira urso depois de um movimento de baixa prolongado. As barras laterais significam que ambos os compradores e vendedores estão ativos e não quererá iniciar posição curta num rompimento da mínima da bandeira podendo ser uma armadilha para os ursos (uma bandeira final falhada). Contudo, se houver uma configuração perto do topo da bandeira, o seu risco será pequeno com que fará que a negociação valha a pena.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.