Esta é a minha sala de negociação (trading room) da sessão de day trading de 6 de outubro. Foram negociados os títulos Nasdaq, AMAT, CSCO e EBAY.
Os mercados financeiros com a segunda vaga do Covid-19 e a proximidade do período eleitoral norte-americano com a escolha do novo presidente está produzir movimentos dramáticos nos preços dos títulos. Embora não use a notícias para tomar decisões de negociação da bolsa, importa adaptar a estratégia para mercados mais voláteis. Nestas circunstâncias devem ser privilegiados os padrões de continuidade e momento como o rompimento e retração. Os padrões de reversão e falso rompimento devem ser usados apenas em configurações de price action de grande qualidade.
Nasdaq (IXIC): Será que os Ursos vão Tomar Conta do Mercado de Ações?
O Nasdaq teve um dia urso volátil com uma variação intradiária de 2.40%, tendo sido realizadas duas negociações. A forte queda registada no final da sessão poderá estar a querer dizer que os ursos poderão tomar conta do mercado em breve.
A primeira negociação curta com padrão reversão foi de perda demonstrando que a vela de sinal deverá sempre tocar os níveis de suporte/resistência, ou quanto muito estar praticamente a tocar estes níveis a poucos pontos. O resultado é que o meu stop foi ativado pouco antes do preço começar a inverter.
A segunda negociação curta com padrão falso rompimento já foi de ganho. A seguir à vela que fechou acima da resistência diária surgiu a vela de sinal engolfo assinalando a entrada na posição.
Applied Materials (AMAT): O resultado de não seguir uma estratégia
A Applied Materials teve um dia urso urso volátil com uma variação intradiária de 3.25%, tendo sido realizada uma negociação.
A negociação curta com padrão falso rompimento foi de perda depois de uma série de velas de sinal harami. Afinal o título estava a fazer um padrão rompimento plano de topo com a continuidade iniciada no anterior. De seguida rompeu fortemente para cima com um padrão parabólico.
A melhorar será de entrar apenas de entrar neste tipo de padrão se o sinal de entrada a seguir à vela de rompimento for produzido nas duas velas seguintes. Podia também ter reentrado a seguir a seguir á vela de sinal martelo quando o preço rompeu o máximo intradiário.
Cisco (CSCO): Stop pouco folgado
A Cisco teve um dia urso urso volátil com uma variação intradiária de 2.35%, tendo sido realizadas duas negociações.
A primeira negociação longa com padrão rompimento ficou num resultado nulo depois de ter movido o stop para break-even. Mais uma vez fui parado por pouco, revelando a importância de deixar o stop a uma margem folgada.
A segunda negociação curta com padrão rompimento foi um erro, porque o título estava a fazer uma retração para o nível de suporte e já tinha mais de duas velas após a vela de sinal de rompimento a seguir à resistência diária tornada suporte.
EBAY: Entrar nas condições erradas
A Ebay teve um dia urso urso volátil com uma variação intradiária de 4.55%, tendo sido realizadas duas negociações.
A primeira negociação longa com padrão reversão foi de perda com uma vela de sinal harami. A segunda negociação também longa com padrão reversão foi de perda com uma vela de sinal múltiplo harami.
A entrada nestas posições longas era questionável pois o suporte estava bastante perto do número 51.00 e havia uma boa hipótese deste ser testado. A segunda entrada ocorreu já após duas velas a seguir à vela de rompimento o que desqualifica a estrada de acordo a minha estratégia de trading mais recente.