Setups Essenciais

O mercado move-se em três direções: para cima (tendência de alta), para baixo (tendência de baixa) ou para o lado lateralidade). Pode transacionar de uma direção para outra ou continuar na mesma direção, existindo um tipo de configuração para cada transição. Se conseguir detetar e operar estas transições está no caminho do sucesso.

Isto significa que existem quatro tipos de setups: reversões, lateralidades, rompimentos e continuidades. Opero todos os setups com exceção das continuidades.

Quando o mercado está em tendência (Tend) , procuro a exaustão do preço para entrar numa reversão depois de um teste de linha de canal (LC) e suporte ou resistência (Sup/Res). Se a barra/candle de reversão for fraca, procuro por um teste do extremo como um topo/fundo duplo (TD/FD), ultima bandeira (UB) ou primeira retração (1R). A LC pode ser paralela ou oblíqua à linha de tendência (LT), formando neste ultimo caso uma cunha (Cun).

Outro setup que uso para a reversão de uma tendência, é entrar na reversão através do rompimento de linha de tendência (RLT). Neste caso, procuro sempre um teste do extremo como os padrões TD/FD, UB ou 1R, porque muitos dos RLT falham e retomam na direção da tendência anterior.

Quando o mercado está em lateralidade, confirmado com dois swings de máxima (topos) e dois swings de mínima (fundos), conhecido também como um canal horizontal, procuro entrar no quarto topo/fundo, preferencialmente com um rompimento falhado (RF), segunda entrada (2E) ou cunha (Cun).

Quando existe um bom rompimento de suporte ou resistência, procuro por uma retração de rompimento (RRP) se esta for grande o suficiente (retração >= 8 barras/candles).

Entrar diretamente num rompimento sem confirmação adicional de price action é muito arriscado, porque a maioria dos rompimentos falham.

Por ultimo mas não menos importante, é encontrar outros traders encurralados ou prestes a ser encurralados. Exemplos disto são a clássica corrida aos stops (pense rompimento falhado) ou aguardar pela falha de um padrão, entrando na direção contrária. Quando os traders que cobrem as suas posições se juntam às instituições, proporcionam o impulso necessário para mais facilmente se chegar ao preço-alvo. Trata-se no entanto de uma técnica mais avançada que requer maior experiência.

Deixe um comentário

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.