
Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.
As tendências fortes exibem vários sinais
Existem muitas características de tendências fortes. A mais óbvia é quando o preço corre de um canto do gráfico para o canto oposto com pequenas retrações. Contudo, na fase inicial de uma tendência, existem sinais que indicam quando o movimento é forte e está para durar. Quantos mais destes sinais estiverem presentes, mais se deve focar em entradas a favor da tendência. Deverá observar configurações de contra tendência apenas como boas configurações a favor da tendência, com entrada stop exatamente onde os traders de contra tendência são forçados a sair com perda.
A armadilha de contra tendência
Um fenómeno interessante em dias de tendência é que as melhores barras de reversão e de tendência tendem a ser de contra tendência, enganando muitos traders na direção errada do mercado. A falta de boas barras de sinal a favor da tendência fazem também com que se questione sobre a entrada, forçando os traders a perseguir o mercado e a entrar tarde.
Assim que sentir que o mercado está numa forte tendência, não precisa de configurações de entrada. Poderá entrar a qualquer momento durante o dia ao preço de mercado com um stop relativamente pequeno. O único propósito de uma configuração é minimizar o risco.
Características de uma tendência forte
De seguida descrevem-se algumas das características que são comuns em fortes tendências:
- Grande lacuna na abertura.
- Máximas e mínimas consecutivas em tendência (swings).
- Sem clímaces e sem muitas barras grandes (inclui barras de tendência). Muitas vezes, as barras de tendência maiores são de contra tendência, enganando muitos traders que perdem negociações a favor da tendência, pois as configurações de contra tendência neste tipo de mercado quase sempre parecem melhor do que as configurações a favor da tendência.
- Sem ultrapassagens significativas de linhas de canal, com as mais pequenas a resultar apenas em correções laterais.
- Cunhas falhadas.
- O mercado não toca na MME durante duas ou mais horas.
- Poucas ou nenhumas negociações lucrativas de contra tendência.
- Pequenas correções em que se encontra a aguardar várias barras por uma boa retração a favor da tendência, contudo nunca aparece e o mercado continua lentamente a subir num touro ou a descer num urso.
- Correções laterais a seguir a rompimentos de linhas de tendência.
- Repetidas máxima/mínima 2 e segundas retrações na MME com entradas a favor da tendência.
- Sem duas barras consecutivas de tendência a fechar no lado oposto da MME.
- Barras sem sombras ou pequenas sombras em qualquer direção.
Lacunas na abertura que não fecham
Grandes lacunas que não revertem cedo, usualmente marcam o início de uma forte tendência para o dia, em que geralmente fecha na máxima ou perto da máxima no caso de um touro e vice-versa num urso.
Quando as instituições estão a comprar
Mercados calmos com muitas barras pequenas, dos quais a maioria são dojis, geralmente levam às maiores tendências,. Em dias assim, as instituições têm grandes quantidades para comprar, e querem preços menores, mas quando estes preços não aparecem, têm de preencher as suas ordens aos poucos durante todo o dia a preços cada vez maiores. Mesmo sabendo isto, estas instituições não executam todas as ordens de compra no mercado de uma só vez porque isto causaria um impulso climático.
Habitualmente, os dias de forte tendência, conduzem a preços maiores no(s) dia(s) seguinte(s).
Nestes dias de tendência que se estendem mais do que muito traders poderão esperar, os traders mais astutos manterão as posições abertas durante quase toda a sessão.
Comprar uma máxima 1 num touro
Uma máxima 1 é sempre uma boa compra num touro forte. Depois de um movimento forte, os traders astutos apenas procuram comprar e considerar uma posição curta se houver uma segunda entrada.
Rompimentos de lateralidade estreita
A seguir a uma lateralidade estreita de seis barras por exemplo, qualquer rompimento numa direção poderá falhar e não ir muito longe.
As reversões precisam primeiro de um sinal forte
Em dias de forte tendência, os traders mais astutos só entrarão curto se houver primeiro uma perna forte urso que rompa uma linha de tendência. Caso contrário, olharão as configurações curtas como configurações de entrada longa, colocando as suas ordens longas exatamente onde os ursos fracos terão de cobrir as suas posições.
*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.