Stops Protetivos no Price Action – Brooks (2009)

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


O stop inicial é um ponto além da barra de sinal até à barra de entrada fechar, momento em que é mudado para um ou dois pontos além da barra de entrada. Se a barra de sinal for muito grande, é sensato usar um stop de preço, como oito pontos no gráfico de 5 minutos no Emini, ou uma retração de 60 por cento.

Depois do mercado atingir o primeiro preço alvo e serem realizados lucros parciais, mova o stop protetivo para breakeven (preço de entrada, um ponto acima do extremo da barra de sinal).

Os melhores trades não costuma atingir o stop breakeven. Se o trade for bom, o mercado não andará para trás para permitir aos traders tardios entrarem a um melhor preço. Se o mercado andar para trás, poderá ser um sinal de que o trade não será assim tão forte.

Se está incerto quanto ao dia da sessão ser um dia com uma grande variação que requer grandes stops, opere apenas um contrato nos primeiros um a dois trades e veja quanto grande será o stop para o manter no trade.

Quando um stop protetivo é atingido antes de um lucro scalp, então foi encurralado, pelo que reverter no stop é geralmente uma boa estratégia, dependendo do contexto. Por exemplo, uma Mínima 2 falhada numa retração de uma tendência urso é geralmente uma boa reversão para uma posição longa. Contudo, uma corrida aos stops numa Lateralidade Estreita não é considerada uma reversão. Leve o tempo necessário para ler o gráfico de preços corretamente antes de considerar o trade na direção oposta.

Depois de estudar um mercado saberá qual o stop razoável. Preste atenção ao stop máximo requerido na primeira hora porque isto geralmente torna-se no melhor stop para usar no resto do dia. Se o stop é largo, poderá também aumentar o tamanho do seu target, sendo que no entanto isto proporciona apenas uma vantagem modesta a menos que as barras sejam excecionalmente grandes.

Se o mercado apenas romper poucos pontos depois da barra de entrada, e retrair quase até ao seu stop e de seguida começar a andar novamente além do preço de entrada, aumente o target. Como regra geral, o mercado irá andar o suficiente para igualar o tamanho do seu stop. Nestes casos poderá fazer sentido colocar uma ordem limite de saída um ou dois pontos abaixo do seu target, e quando o preço se aproxima do target, mova o stop para breakeven.

Existe uma situação onde pode entrar numa ordem limite e não em stop. Isto ocorre numa segunda entrada depois de um rompimento de linha de tendência e uma boa barra de reversão. No teste do rompimento na barra de entrada pode colocar uma ordem limite para comprar e dobrar a sua posição (num urso) um ponto acima da mínima da barra de entrada e arriscar dois pontos abaixo do stop original (abaixo da barra de entrada).

Todos sabem que existem muitos stops protetivos um ponto abaixo da barra de entrada. Porque será que o “smart money” não faz uma corrida aos stops nesta situação? Porque se os stops forem atingidos, o carácter do mercado terá mudado. Em vez de uma segunda entrada forte, é agora uma segunda entrada falhada, sendo uma configuração a Favor da Entrada que poderá resultar em mais duas pernas de baixa. O “smart money” não quer que isto aconteça e irão continuar a acumular posições longas para defender o fundo.

Não deverá executar este tipo de trade até ser consistente nos resultados, devendo até lá manter o seu estilo de trade simples.

Quando a barra de entrada é um doji, é geralmente seguro permitir uma retração de um ponto. Uma barra doji é uma lateralidade de uma barra sendo pouco sensato comprar acima de uma lateralidade. Mantenha o seu stop original até o mercado andar vários pontos na direção desejada.

Se um trader comprar acima de uma barra interna dupla num touro, o stop poderá ser alcançado, sendo uma boa reversão como a maioria dos padrões falhados de barra interna dupla. Não é sensato comprar contra a formação de uma Retração de Duplo Topo Urso, e não deverá comprar perto da máxima exceto numa tendência touro. Também não deverá comprar no topo de uma segunda perna quando está poderá ser o fim do rali.

Poderá ser mais sensato aguardar por um segundo sinal quando não existe ainda pelo menos um rompimento menor de linha de tendência.

As corridas aos stop de um ponto são comuns quando existem dojis, pelo que poderá arriscar um ponto adicional.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.