Suporte e Resistência

A par com as linhas de tendência e de canal, o suporte e resistência são um dos elementos mais importantes do price action.

O suporte é formado por uma linha horizontal tocando duas ou mais mínimas swing (duas ou mais pernas) e a resistência por uma linha horizontal tocando duas ou mais máximas swing. O principal fator que distingue as linhas de suporte e resistência das linhas de tendência e de canal, é que no caso das primeiras, as linhas são horizontais, ao contrário das últimas que são oblíquas.

O suporte forma uma espécie de barreira que impede o preço de cair e a resistência forma uma espécie de barreira que impede o preço de subir.

Quando a tendência de alta é forte, o preço pode romper acima da resistência, sendo que nesta situação os papéis podem ficar invertidos, se depois do rompimento o preço retrair e testar a resistência tornada no novo suporte. De igual forma, quando a tendência de baixa é forte, o preço pode romper abaixa do suporte, e testar novamente o suporte tornado na nova resistência.

Quando o rompimento do suporte ou resistência é fraco, não se tem uma inversão dos papéis, mas sim um rompimento falhado, em que barreira foi rompida, mas reverteu de seguida no sentido contrário ao rompimento. Muitos traders consideram os níveis de suporte e resistência não como uma linha exata, mas como uma área aproximada.

A operação de day trade tem níveis adicionais de suporte e resistência em relação a outros horizontes temporais maiores. Por exemplo, no gráfico de 5 minutos, são considerados os seguintes níveis adicionais:

  • Máxima e mínima do dia anterior (MDA e mDA).
  • Fecho do dia anterior (FDA).
  • Abertura do dia (AD), especialmente em dias de lateralidade.
  • Máxima e mínima da ultima semana (MSA e mSA).
  • Abertura da semana (AS), especialmente no último dia da semana.

À semelhança das linhas de tendência e de canal, é importante observar a reação do preço junto aos níveis de suporte e resistência, porque muitos sinais de trade advém desta zona.

O nível de suporte e resistência vai ser respeitado e o preço reverte? Existe algum rompimento falhado? Ou por outro lado, o preço faz uma pausa junto a este nível para depois o ultrapassar na mesma direção? Ou ainda, o preço vence este nível sem qualquer oposição?

Deixe um comentário

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.