Suporte e Resistência

O suporte e resistência é provavelmente um dos elementos mais importantes no price action, e portanto observado muitos traders.

O suporte forma uma espécie de barreira que impede o preço de descer e a resistência forma uma espécie de barreira que impede o preço de subir.

Quando uma tendência de alta é forte o suficiente, o preço pode romper acima da resistência, sendo que nesta situação os papéis ficam invertidos, com a resistência tornada no novo suporte. Aplica-se o inverso no caso de rompimento de uma tendência de baixa suficientemente forte.

Por outro lado, quando o rompimento do suporte ou resistência é fraco, não se verifica a inversão dos papéis, mas sim um rompimento falhado. O nível de suporte ou resistência foi rompida, mas reverteu de seguida no sentido contrário do rompimento.

Distinção entre suporte/resistência e tendência/canal

As linhas de suporte e resistência são horizontais, enquanto as linhas de tendência e de canal são oblíquas.

E-mini NQ - Suporte e Resistência + Linhas de Tendência e Canal

Suporte/resistência intradiário e maior

Importa diferenciar suporte e resistência de trade do suporte e resistência maior. O primeiro (trade) é desenhado no tempo gráfico de trade, enquanto o ultimo (maior) é desenhado no tempo gráfico maior. Por exemplo, se o trader operar o gráfico de 5 minutos, o suporte e resistência de trade é desenhado no gráfico de 5 minutos, enquanto o suporte e resistência maior é desenhado em tempo gráfico maior como os gráficos de 30 minutos e diário.

E-mini NQ - Suporte e Resistência Intradiário

No tempo gráfico maior, para um nível de suporte ser validado, as mínimas das barras #1, #2, #4 e #5 têm de ser maiores ou iguais que a barra #3, e vice-versa para um nível de resistência. Estas cinco barras foram os topos e fundos dos gráficos, também conhecidos como swings.

E-mini NQ - Suporte e Resistência Tempo Gráfico Maior

Suporte tornado resistência e vice-versa

Quando uma tendência de alta é forte o suficiente, o preço pode romper acima da resistência, sendo que nesta situação os papéis ficam invertidos, com a resistência tornada no novo suporte. Aplica-se o inverso no rompimento de uma tendência de baixa suficientemente forte. Nos gráficos acima vêm-se alguns exemplos desta situação.

Quando o rompimento do suporte ou resistência é fraco, não se tem uma inversão dos papéis, mas sim um rompimento falhado. O nível de suporte ou resistência foi rompida, mas reverteu de seguida no sentido contrário ao rompimento.

Linhas ou áreas?

Muitos traders consideram os níveis de suporte e resistência não como linhas, mas como áreas. No meu caso, e no day trade, prefiro desenhar os níveis de suporte e resistência com linhas ao ponto exato nas máximas ou mínimas das barras.

Suporte/resistência no day trade

A operação de day trade tem níveis adicionais de suporte e resistência em relação a outros horizontes temporais maiores. Por exemplo, no gráfico de 5 minutos, podem ser considerados os seguintes níveis adicionais:

  • Máxima e mínima do dia anterior (MDA e mDA)
  • Fecho do dia anterior (FDA)
  • Abertura do dia (AD), pode ser útil em dias de lateralidade ou de reversão
  • Máxima e mínima da ultima semana (MSA e mSA), pode ser útil no ultimo dia da semana
  • Abertura da semana (AS), pode ser útil no ultimo dia da semana
E-mini NQ - Suporte e Resistência Dia Anterior no Gráfico Intradiário

Como se operam os níveis de suporte e resistência?

Quando o preço atinge um nível de suporte ou resistência, é importante primeiro observar a reação do preço junto a este nível antes de se colocar um trade.

O nível de suporte ou resistência é respeitado em que o preço parece estar a reverter junto ao nível? O preço ultrapassa o nível e reverte num rompimento falhado? Ou por outro lado, o preço faz uma pausa perto do nível para depois o ultrapassar e continuar na direção anterior? Ou ainda, o preço vence o nível sem qualquer oposição?

Esta reação é observada em conjunto com os restantes elementos do price action como os padrões de candles, setups de trade, e linhas de tendência e canal. É necessáris a confluência de dois ou mais elementos antes de se abrir uma posição.

1 comentário em “Suporte e Resistência”

Deixe um comentário

Confissões de um Day Trader

Subscreva a newsletter e acompanhe de perto os pensamentos e desafios de um day trader profissional.