Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.
O gráfico de 5 minutos como ponto de equilíbrio
O gráfico de 5 minutos proporciona um ponto de equilíbrio entre um mínimo de 10 trades por dia com o tempo necessario para o trader observar os setups e colocar ordens. O gráfico de 3 minutos também podera3 funcionar, mas é provável que passe mais tempo a selecionar os setups e e taxa de sucesso poderá ser menor.
O price action funciona em todos os mercados e em todos os tempos gráficos, pelo que o trader tem de fazer a decisão básica de quais os mercados e tempos gráficos que deverá operar. O objetivo da maioria dos traders deverá ser maximizar a rentabilidade a longo prazo, estando implícito encontrar uma abordagem de acordo com a sua personalidade.
Tempos gráficos menores
Os melhores trades aparecem normalmente como surpresa, podendo ser difícil confiar nestes setups, sendo que a maioria dos traders não consegue processar toda a informação rapidamente. Em tempos gráficos menores como os gráficos de 1 e 3 minutos, o trader mais dificilmente consegue selecionar os melhores setups, que são os mais importantes.
É mais lucrativo focar-se nos melhores trades no gráfico de 5 minutos e trabalhar em aumentar a posição em vez de focar-se em tempos gráficos menores.
Quando o grafico de 1 minuto pode ser útil
No entanto, o gráfico de 1 minuto pode ser útil em duas situações, sendo este facto mais importante na teoria do que na prática.
A primeira situação é quando o gráfico de 5 minutos está em forte tendência e quer encontrar um setup para entrar. Neste caso pode observar o gráfico de 1 minuto e procurar uma retração de Máxima ou Mínima 2 para entrar a Favor da Tendência.
A segunda situação é para trades swing no gráfico de 5 minutos. Quando os mercados estão em clara tendência são muito respeitadoras da MME e os trades a Favor da Tendência podem ser feitos na Máxima ou Mínima 1 ou 2 na MME conseguindo um menor risco com uma barra de sinal menor. Os traders também podem reduzir o risco entrando no gráfico de 1 minuto na primeira reversão a seguir a um toque ou penetração na MME no gráfico de 5 minutos.
A MME de 20 períodos no gráfico de 5 minutos é equivalente à MME de 90 períodos no gráfico de 1 minuto.
*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.