Tempos Gráficos no Price Action – Brooks (2009)

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


O gráfico de 5 minutos é o ponto de equilíbrio que oferece pelo menos 10 trades por dia e dá tempo para pensar sobre os setups e a colocação de ordens. O gráfico de 3 minutos também pode funcionar, mas é provável que acabará a tentar escolher os melhores setups e taxa de sucesso poderá ser menor.

Quando existe uma tendência, procure entrar a Favor da Tendência numa retração, como uma Máxima ou Mínima 2 junto à MME. Depois de um rompimento forte de linha de tendência, também pode procurar entrar Contra Tendência num teste, como uma Mínima Alta ou uma Mínima Baixa num possível novo touro, se existir uma boa barra de reversão.

O price action funciona em todos os mercados e em todos os tempos gráficos, pelo que o trader tem de fazer a decisão básica de quais os mercados e tempos gráficos que deverá operar. O objetivo da maioria dos traders deverá ser maximizar a rentabilidade a longo prazo, estando implícito encontrar uma abordagem de acordo com a sua personalidade.

Os melhores trades geralmente aparecem como surpresa, podendo ser difícil confiar nestes setups, sendo que a maioria dos traders não consegue processar toda a informação rapidamente. Invariavelmente, com tempos gráficos menores como os gráficos de 3 ou 1 minutos, o trader tenderá a não escolher os melhores setups, que são os mais importantes.

É mais lucrativo focar-se nos melhores trades no gráfico de 5 minutos e trabalhar em aumentar a posição.

O gráfico de 1 minuto pode ser útil em duas situações, mas isto é mais em teoria do que em prática.

A primeira situação é quando o gráfico de 5 minutos está num modo de corrida, está fora do mercado mas quer entrar, pode observar o gráfico de 1 minuto para procura uma retração de Máxima ou Mínima 2 e entrar a Favor da Tendência.

A segunda situação é para operar posição swings no gráfico de 5 minutos. Quando as ações estão em tendência, elas são muito respeitadoras da MME e os trades a Favor da Tendência podem ser feitos nas Máximas ou Mínimas 1 e 2 na MME, arriscando a altura da barra de sinal. Os traders podem reduzir o risco entrando no gráfico de 1 minuto na primeira reversão a seguir a um toque ou penetração na MME no gráfico de 5 minutos.

A MME de 20 períodos no gráfico de 5 minutos é equivalente à MME de 90 períodos no gráfico de 1 minuto.

Quando existe muita sobreposição com uma barra grande anterior, poderá estar a formar uma lateralidade nunca devendo comprar no topo ou vender no fundo de uma lateralidade. Em vez disso, procure os traders encurralados, barras pequenas de reversão e segundas entradas.

O mercado geralmente tenta testar os gaps (lacunas), pelo que os traders deverão procurar oportunidades para operar nesta direção.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.