Tendência a Partir da Abertura no Price Action – Brooks (2009)

Categories: Educação
Tendência a partir da abertura QQQ 5 minutos

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


A tendência a partir da abertura é geralmente a padrão de tendência mais forte. O mercado forma um extremo na primeira barra ou duas e depois entra em tendência o resto do dia, fechando perto ou extremo oposto.

Depois das primeiras barras, especialmente se houver um grande gap, terá de considerar a possibilidade de uma tendência da abertura esteja a formar-se e deverá procurar entradas swing. Na maioria dos casos o seu stop será ativado, mas existirão um número de vezes suficiente para fazer um bom lucro que valerá a pensa este tipo de trading.

Pode existir uma pequena lateralidade perto dos primeiros 30 minutos e depois um rompimento, mas a abertura do dia estará perto de um extremo do dia (a mínima  de um touro ou a máxima de um urso). Estes dias geralmente abrem com grandes gaps, e depois o mercado continua como tendência em qualquer direção. Por outras palavras, um grande gap abaixo pode levar a uma tendência da abertura touro ou urso.

Este tipo de tendência é tão forte que usualmente existe seguimento na primeira ou duas horas no dia seguinte, pelo que os traders deverão procurar entrar a favor da tendência numa retração a seguir à abertura. A retração é muitas num tempo gráfico maior, duas pernas de correção, como uma retração na EMAL do gráfico de 15 minutos. Contudo, a maioria dos traders achará mais fácil apenas ler um gráfico quando negoceia.

Quando existe uma tendência a partir da primeira barra, vender na primeira retração é uma negociação de alta probabilidade, mesmo que seja difícil vender perto da mínima de um grande movimento.

Porque é que as melhores tendências são tão difíceis de negociar? Porque todas as entradas a favor da tendência parecem fracas e existem pequenas retrações que colocam os traders fora do mercado.

Quando existe um padrão de arame farpado, deverá ser seletivo sobre as entradas e aguardar até um dos lados ficar encurralado ou até verificar-se uma pequena barra perto da máxima ou mínima.

Uma barra externa que encurrala traders usualmente conduz a uma tendência forte que obriga os traders a perseguir o mercado.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

«
»