
Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.
O padrão de tendência mais forte
A tendência a partir da abertura é geralmente a padrão de tendência mais forte. O mercado forma um extremo na primeira barra ou duas e depois entra em tendência o resto do dia, fechando perto ou extremo oposto.
Lacuna na abertura
Depois das primeiras barras, especialmente se houver uma grande lacuna, terá de considerar a possibilidade de uma tendência a partir da abertura estar a formar-se devendo procurar entradas swing. Na maioria dos casos o seu stop será ativado, mas existirá um bom número de vezes para valer a pena este tipo de trading.
Lateralidade e rompimento
Poderá existir uma pequena lateralidade cerca dos primeiros 30 minutos e depois um rompimento, mas a abertura do dia estará perto de um extremo do dia (mínima num touro ou máxima num urso). Estes dias geralmente abrem com grandes lacunas, e depois o mercado continua em tendência em qualquer direção.
Seguimento no dia seguinte
Este tipo de tendência é tão forte que usualmente existe seguimento na primeira ou duas horas do dia seguinte, pelo que os traders deverão procurar entrar a favor da tendência numa retração a seguir à abertura. A retração é muitas num tempo gráfico maior, duas pernas de correção, como uma retração na MME do gráfico de 15 minutos. Contudo, a maioria dos traders achará mais fácil apenas ler um gráfico quando negoceia.
Primeira retração
Quando existe uma tendência a partir da primeira barra, vender na primeira retração é uma negociação de alta probabilidade, mesmo que seja difícil vender perto da mínima de um grande movimento.
Porque é que as melhores tendências são tão difíceis de negociar? Porque todas as entradas a favor da tendência parecem fracas e existem pequenas retrações que deixam os traders fora do mercado.
No caso de arame farpado
Quando existe um padrão de arame farpado, deverá ser seletivo sobre as entradas e aguardar até um dos lados ficar encurralado ou até existir uma pequena barra perto da máxima ou mínima.
Barra externa
Uma barra externa que encurrala traders usualmente conduz a uma tendência forte que obriga os mesmos a perseguir o mercado.
*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.