Ter Pelo Menos Duas Razões para Entrar num Trade com Price Action – Brooks (2009)

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Algumas regras básicas no trade, fazem com que o processo seja mais fácil, porque logo que estas sejam satisfeita, poderá atuar sem hesitação.

Uma das mais importantes regras é de que precisa pelo menos duas razões para iniciar um trade a Favor da Tendência ou num dia de lateralidade. Assim que as tiver, coloque a sua ordem de entrada, e depois de entrar, siga apenas algumas regras básicas de preço alvo e stop protetivo, e confie que irá obter lucro no final do dia.

Outra regra importante, é a de que se existe uma tendência acentuada, nunca opere em Contra Tendência, mesmo que existam Máximas ou Mínimas 2 ou 4, a menos que exista um rompimento significativo de uma linha de tendência anterior ou ultrapassagem de linha de canal e reversão. Adicionalmente, é muito melhor se o rompimento da linha de tendência for com um forte momento em vez de apenas andar de lado.

Aprenda a antecipar trades para esteja pronto para colocar as suas ordens. Por exemplo, se depois de um rompimento de uma linha de tendência urso existe um rompimento de duas pernas abaixo da mínima de um swing principal, ou uma ultrapassagem de uma linha de canal, procure por uma reversão. Assim que observar uma barra externa ou um padrão de Arame Farpado, procure por um barra pequena no extremo para uma possível reversão. Se existir uma tendência forte, esteja pronto para a primeira retração na MME, ou quaisquer duas pernas na MME, ou a primeira retração de lacuna na MME.

Existem algumas poucas situações onde apenas precisa de uma razão para entrar num trade.

A primeira é numa forte tendência, deverá entrar em cada retração que não siga um clímax ou um rompimento de uma bandeira falhada, mesmo que a retração seja apenas uma Máxima ou Mínima 1. Adicionalmente, se existir uma ultrapassagem de linha de canal e uma boa barra de reversão, pode reverter o movimento.

A segunda situação, seja numa lateralidade ou tendência, é no caso de uma segunda entrada. Por definição, existiu numa primeira entrada, pelo que a segunda entrada é a segunda razão.

Aqui ficam várias razões para entrar num trade (precisa de duas ou mais):

  • Barra de reversão
  • Um bom padrão ou barra de sinal
  • Retração na MME numa tendência, especialmente se for de duas pernas
  • Rompimento com Retração
  • Teste de Rompimento
  • Máxima/Mínima 2 ou 4 (deve existir um rompimento anterior de uma linha de tendência se estiver a reverter uma tendência forte)
  • Falha de qualquer coisa: Máxima ou Mínima Anterior, rompimento de bandeira, ultrapassagem de linha de tendência ou linha de canal e reversão, falha de 5 pontos
  • Um setup de dupla barra interna numa bandeira final

Numa ultrapassagem e reversão de linha de canal urso onde existe uma barra de sinal urso, é necessário mais uma razão para entrar. Esta pode vir numa Máxima Alta, que é um Rompimento com Retração depois de uma rompimento de uma Linha de Tendência Micro.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.