
Este é o backtest da sessão seguindo o plano de day trade PDT 11.23.
Este é o backtest da sessão seguindo o plano de day trade PDT 11.23.
Este é o backtest da sessão seguindo o plano de day trade PDT 11.23.
Estamos na reta final do blog. Cumpriu o seu objetivo e até ao final do ano vai ser encerrado.
O leitor que acompanha o blog vai poder seguir-me no Twitter/X se assim o entender. Brevemente será revelada a nova morada.
O canal do Telegram irá manter-se no ar com a publicação dos trades em tempo real.
Foram quatro anos de intenso estudo a aprender a metodologia de price action. Agora quero focar-me mais na componente prática do day trade e fazer crescer a minha conta.
Este é o backtest da sessão seguindo o plano de day trade PDT 11.23.
O plano de day trade PDT 11.23 é focado em setups de contra-tendência no índice Nasdaq. O objetivo é capturar 50 pontos em cada sessão, 20% da variação média diária que segundo o indicador ATR se situa em cerca de 250 pontos.
Opero e coloco trades a partir do gráfico de 2 minutos. Apenas uso um tempo gráfico para manter o sistema o mais simples possível.
O primeiro trade é executado normalmente nos primeiros minutos da sessão porque em 50% dos casos existe uma tentativa de reversão na abertura. Se o mercado for contra mim, mas a premissa inicial se mantiver, executo um segundo trade na mesma direção do primeiro trade. Neste ultimo caso tento sair do primeiro trade em breakeven e realizar 50 pontos no segundo trade.
Em dias de tendência especialmente forte, e se estiver do lado errado do mercado, posso ficar encurralado com dois trades. Nesta situação, abro um hedge na direção contrária aos trades iniciais.
A partir daqui, é preciso gerir todas as posições tentando as fechar ao melhor preço possível. O objetivo do hedge é colocar em breakeven ou reduzir as perdas na operação (nalguns casos até realizar lucro).
Os elementos gráficos que uso são as linhas com as máximas e mínimas do dia anterior e de pré-mercado, e os números redondos terminados em múltiplos de 50.
Por fim, uso um stop loss catastrófico no caso da minha análise e/ou execução correr mal esperando apenas executar este excecionalmente.
Este é o backtest da sessão seguindo o plano de day trade PDT 11.23.
O blog pessoal como o conhecíamos até à uns anos atrás morreu, tendo sido transferido para outras redes como o Substack ou Medium.
Será que ainda faz sentido ter um blog pessoal em 2024?
As novas plataformas, incluindo as redes sociais, pemitem alcançar uma maior audiência. Um blog tradicional implica criar conteúdos comerciais pesquisados pelo público e colocar publicidade (Adwords) para serem relevantes no Google.
Os conteúdos e experiências pessoais de um indivíduo já não são relevantes para o Google como eram noutros tempos, pelo que um blog pessoal numa plataforma como o WordPress é insignificante na web.
Por todos estes motivos, e à medida que o final do ano se aproxima, estou cada vez mais decidido a abandonar o blog e a mudar para outras bandas.
Já tenho o canal Telegram onde publico os trades em tempo real e alguma análise técnica. Por um lado, o canal não irá crescer muito mais mantendo o rumo atual. Por outro lado, não tenho interesse financeiro nas minhas publicações online. Isto conduz a uma encruzilhada.
No entanto, é bom partilhar e conhecer a realidade de outros traders, pelo que inevitavelmente terei de estender o meu alcance na comunidade.
O youtube é a primeira opção para partilhar o Live se fizesse da bolsa a minha atividade profissional a tempo inteiro, o que não é o caso. A plataforma X, com todos os seus defeitos, é a segunda opção para publicações gerais. O Substack é a terceira opção para escrever e refletir sobre algumas matérias.
Depois existe ainda a questão da língua portuguesa. Existe muita pouca gente na comunidade lusófona a escrever sobre a bolsa do “Tio Sam”. O inglês seria a escolha natural para uma cobertura internacional, mas isto é tema para outro artigo.
Ulisses Pereira, provavelmente o trader português que atingiu maior popularidade com a criação do fórum Caldeirão da Bolsa, vai sair de cena ao fim de 24 anos onde escrevia sobre os mercados financeiros.
Não fica claro se também vai parar ou não com a negociação na bolsa, mas o tom do artigo que escreveu para o Jornal de Negócios e mensagem que deixou no fórum, deixa antever que se irá dedicar a outros projetos.
Ulisses Pereira tinha uma colaboração com o jornal de negócios onde escrevia há 16 anos, tendo sido a plataforma onde integrou o forum Caldeirão da Bolsa, e depois de ter iniciado o mesmo de forma independente com um grande sucesso em Portugal.
O trader especialista é aquele que opera apenas um mercado, e é onde me incluo.
O índice NASDAQ é tudo o que preciso para atingir os meus objetivos financeiros.
Cada sessão é única e irrepetível, embora possam haver características comuns. Por isso, nunca é monótono seguir apenas um mercado.
Pelo contrário, a incerteza é o que torna o jogo da bolsa interessante para mim. Acompanhar um único ativo financeiro é emoção suficiente para gerir.
Um jogo tem regras e os traders mais preparados conseguem uma vantagem por mais pequena que seja. É uma questão de probabilidades e mitigação do risco.
Como em qualquer arte ou profissão, o caminho da especialidade leva anos, com muitas barreiras e frustrações pelo caminho, mas também com momentos de satisfação pessoal para os apaixonados pelos mercados.
Always in Long.
Barra de alta longa a testar a máxima de 31/07.