Confissões de um Day Trader #05

O início do verão é mararavilhoso porque permite tirar partido dos dias longos e aproveitar a praia que tanto gosto.

Por outro lado, costumo dormir pior nesta época, que aliado a uma vida social mais intensa me causa um grande cansaço, muitas vezes a roçar o esgotamento.

Os traders, e principalmente os day traders que já tem alguma experiência, sabem que operar nestas condições é imprudente, pois a preparação mental, a seguir aos conhecimentos de price action, são o fator mais importante de sucesso na bolsa.

Pretendo também aumentar o tamanho do meu risco nos próximos dias, o que pode ser perigoso nestas condições. No entanto, se estamos à espera das condições perfeitas para alguma coisa, esse momento pode nunca chegar.

Importa portanto adaptar-me, neste caso a minha agenda:

  • Manter um número saudável de compromissos sociais.
  • Ir à praia mais vezes.
  • Manter a rotina diária do yoga.

Confissões de um Day Trader #04

A primeira fase no desenvolvimento de um trader passa pelo conhecimento de ferramentas de análise dos mercados. No meu caso a análise técnica, e mais especificamente o price action, que é o estudo dos gráficos de preços livres de indicadores.

Depois de desenvolvida a análise técnica é tempo de passar à fase seguinte: estruturar uma estratégia de trade. Sou um minimalista, penso que as abordagens mais simples são as que podem obter resultados mais consistentes, e na bolsa isto é mais verdade do que nunca.

Embora acompanhe os principais mercados, apenas opero o índice de ações americano Nasdaq 100 onde faço day trade. Na análise técnica dos gráficos que público diariamente, assinalo os principais setups em função do tipo de mercado, maioritariamente i) tendência e ii) reversão ou contra tendência.

No próximo mês quero ir mais longe, e operar apenas setups de reversão ou contra tendência para testar se consigo aumentar o retorno financeiro. É no entanto importante conhecer todos os tipos de setup.

Por exemplo, se abrir uma posição com um setup de reversão e depois surgir um sinal de trade com um setup de tendência na direção contrária, e antes de atingir o target, a posição deverá ser encerrada.

Pretendo melhorar a eficácia dos setups de reversão ou contra tendência e reduzir ou eliminar os principais erros de trade.

Confissões de um Day Trader

Subscreva a newsletter e acompanhe de perto os pensamentos e desafios de um day trader profissional.