
Gráfico 5 minutos
Abertura na continuação do dia anterior. Triângulo na abertura com rompimento touro a meio do dia.
Estratégia de investimento na bolsa
Abertura na continuação do dia anterior. Triângulo na abertura com rompimento touro a meio do dia.
O início do verão é mararavilhoso porque permite tirar partido dos dias longos e aproveitar a praia que tanto gosto.
Por outro lado, costumo dormir pior nesta época, que aliado a uma vida social mais intensa me causa um grande cansaço, muitas vezes a roçar o esgotamento.
Os traders, e principalmente os day traders que já tem alguma experiência, sabem que operar nestas condições é imprudente, pois a preparação mental, a seguir aos conhecimentos de price action, são o fator mais importante de sucesso na bolsa.
Pretendo também aumentar o tamanho do meu risco nos próximos dias, o que pode ser perigoso nestas condições. No entanto, se estamos à espera das condições perfeitas para alguma coisa, esse momento pode nunca chegar.
Importa portanto adaptar-me, neste caso a minha agenda:
Abertura com gap de baixa na variação do dia anterior. Reversão touro seguida de lateralidade.
Abertura na continuação do dia anterior. Dia de lateralidade.
Abertura na continuação do dia anterior. Tendência urso com pequenas correções.
Abertura com gap de alta acima da máxima do dia anterior. Clímax de venda na abertura seguida de lateralidade.
Abertura com gap de alta acima da máxima do dia anterior. Clímax de compra na abertura seguido de retoma da tendência touro.
Abertura com gap de alta na variação do dia anterior. Dia de lateralidade.
A primeira fase no desenvolvimento de um trader passa pelo conhecimento de ferramentas de análise dos mercados. No meu caso a análise técnica, e mais especificamente o price action, que é o estudo dos gráficos de preços livres de indicadores.
Depois de desenvolvida a análise técnica é tempo de passar à fase seguinte: estruturar uma estratégia de trade. Sou um minimalista, penso que as abordagens mais simples são as que podem obter resultados mais consistentes, e na bolsa isto é mais verdade do que nunca.
Embora acompanhe os principais mercados, apenas opero o índice de ações americano Nasdaq 100 onde faço day trade. Na análise técnica dos gráficos que público diariamente, assinalo os principais setups em função do tipo de mercado, maioritariamente i) tendência e ii) reversão ou contra tendência.
No próximo mês quero ir mais longe, e operar apenas setups de reversão ou contra tendência para testar se consigo aumentar o retorno financeiro. É no entanto importante conhecer todos os tipos de setup.
Por exemplo, se abrir uma posição com um setup de reversão e depois surgir um sinal de trade com um setup de tendência na direção contrária, e antes de atingir o target, a posição deverá ser encerrada.
Pretendo melhorar a eficácia dos setups de reversão ou contra tendência e reduzir ou eliminar os principais erros de trade.
Abertura com gap de alta na variação do dia anterior. Cunha parabólica na abertura, depois lateralidade.