Três Impulsos e Cunhas no Price Action – Brooks (2009)

EWZ 5 MIn - Padrões de 3 Impulsos e Cunhas

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


As tendências geralmente terminam com um teste do extremo, e o teste tem geralmente duas pernas, cada uma alcançando um extremo maior (uma Máxima Alta num touro e uma Mínima Baixa num urso). O primeiro extremo e depois as duas pernas fazem Três Impulsos, que é um padrão de reversão bem conhecido com muitos nomes.

Muito frequentemente toma a forma de uma Cunha, mas por vezes a Cunha é apenas baseada no corpo das velas em vez das sombras. Em termos simplisticos, pense nestes três impulsos como Cunhas uma vez grandes parte destes terminam num ponto climático tipo Cunha.

Uma linha de tendência e uma linha de canal num padrão de Três Impulsos pode ser paralela como um padrão de Cadeira, convergente como uma Cunha, ou divergente como num Triângulo Expandido. Não importa, porque todos eles se comportamento de forma idêntica e devem ser negociados de igual modo.

A maioria dos padrões de Três Impulsos reverte depois de uma ultrapassagem de linha de canal, e isto por si só é um motivo para entrar, mesmo que a atual forma não seja uma Cunha. Contudo, os Três Impulsos são usualmente mais fáceis de observar do que a ultrapassagem da linha de canal.

Estes padrões raramente têm uma forma perfeita, e geralmente as linhas de tendência e de canal têm de ser manipulado para sobressair o padrão. A maioria das ultrapassagens de linha de canal têm uma forma de Cunha, mas são muitas vezes tão esticadas que não vale a pena procurar por ela. A reversão da ultrapassagem é razão suficiente para entrar.

Se a Cunha ativa uma entrada mas depois falha e o mercado estende-se um ou mais pontos do extremo da Cunha, geralmente irá correr um Movimento Medido (aproximadamente a mesma altura da Cunha). Algumas vezes, logo após falhar, reverte novamente e cria uma segunda tentativa a reverter a tendência, e quando isto acontece, a nova tendência é usualmente longa (durando pelo menos uma hora), e tem habitualmente pelo menos duas pernas.

Por vezes, o segundo impulso tem mais momento do que o primeiro, e quando isto acontece, ignore o primeiro e assuma que o segundo é ainda o primeiro impulso.

Quando a Cunha ocorre como uma retração depois da primeira perna perna da reversão, usualmente não excede o início da tendência, mas por vezes excede. Em qualquer dos casos, o trader deverá procurar uma segunda entrada numa possível nova tendência esperando o teste aguentar-se.

Três Impulsos, pouco momento, movimentos de Contra Tendência que duram por umas horas a meio do dia são comuns e configuram um empurrão até ao fecho, retomando a tendência da abertura.

Quando existem três ou mais impulsos em que cada rompimento é menor, isto é chamado de Cadeiras Contraídas. É um sinal de desvanecimento de momento e aumenta a possibilidade de uma reversão de duas pernas. Por vezes existe um quarto ou quinto degrau numa tendência forte, mas como o momento está a desvanecer, podem ser tomadas negociações de Contra Tendência. Por outro lado, se o terceiro degrau é significativamente além do segundo e depois reverte, isto é provavelmente uma entrada de reversão numa ultrapassagem de Linha de Canal. Algumas vezes o terceiro impulso não alcança o segundo e forma mais um duplo topo, mas o significado é o mesmo., em que é uma configuração de reversão. Quando o terceiro impulso não alcança largamente o segundo, forma-se um padrão de Cabeça e Ombros.

Por vezes, uma Bandeira Final Falhada desenvolve numa bandeira de Cunha e frequentemente torna-se numa segunda e maior Bandeira Final Falhada. Por exemplo, uma Bandeira Final Falhada urso pode reverter em alta, ser um padrão de continuação num urso maior, ou o mercado pode entrar em lateralidade.

As curtas entram em stop num ponto abaixo da barra de falha perto do topo da amplitude, e as longas compram em stop um ponto acima da barra de rompimento falhada perto da mínima da amplitude. Romper para além de algum swing de máxima ou mínima, mesmo que faça parte de uma tendência anterior e oposta, é um sinal de força e uma potencial configuração de negociação.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.

Política de privacidade do Mailchimp que usamos como plataforma de marketing.