Triângulos Expandidos no Price Action – Brooks (2009)

EWZ 5 Min - Triângulo Expandido

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Um tipo de padrão de três impulsos

Um Triângulo Expandido é um tipo de padrão de Três Impulsos que pode ser uma reversão ou um padrão de continuidade sendo constituído por pelo menos cinco swings (alguns sete, e raramente nove), cada um maior do que o anterior. Parte da sua força advém de encurralar muitos traders.

Numa reversão touro, tem força suficiente para correr acima da última Mínima Alta, encurralando os touros a comprar, e depois colapsar para uma nova mínima, encurralando os touros a sair e atraindo os ursos a comprar, e depois reverter novamente em alta, forçando ambos os lados a perseguir o mercado. Numa reversão urso, faz o oposto.

Máximas baixas e mínimas baixas consecutivas

O target inicial é estender o preço para além do lado oposto do triângulo, onde o mercado configura uma bandeira de triângulo expandido (um padrão de continuidade) na direção oposta. O termo triângulo é enganador, porque o padrão muitas vezes não se parece nada com um triângulo. O ponto saliente é que é uma série de Máximas Altas e Mínimas Baixas progressivas que continuam a encurralar os traders para fora das suas posições, sendo que a certo ponto todos os traders estão do mesmo lado, criando uma tendência.

Não tem de ter forma perfeira

Como tem três impulsos, pode ser visto com uma variação do padrão de reversão de Três Impulsos com retrações profundas.

Os triângulos expandidos ao não ter forma perfeita, também não tem de tocar nas linhas de canal.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.