Três Retrações de Impulso no Price Action – Brooks (2009)

QQQ 5 min - Padrão de Retração com Três Impulsos

Este artigo contém as minhas notas de estudo do livro Ler Gráficos de Preços Barra por Barra de Al Brooks*, estando integrado num resumo geral da obra, capitulo por capitulo.


Três impulsos que servem de retração

Assim com um padrão de três impulsos ou cunha perfeita pode finalizar uma tendência, este padrão também finalizar uma retração. Uma tendência forte por vezes tem uma retração swing de três pernas a meio do dia que dura umas poucas horas e carece de momento. Este terceiro swing encurrala os traders de contra tendência, porque a maioria das retrações tem duas pernas, sendo a terceira perna geralmente uma nova tendência.

Posição da barra de entrada em relação à barra de sinal

Num touro, em geral é melhor entrar numa posição longa se o preço abrir abaixo da máxima da barra de sinal e depois for ativada com o stop de compra, pelo que não é recomendável a compra com uma grande lacuna, como entre sessões por exemplo.

A lacuna entre sessões como uma tendência forte

Uma grande lacuna entre sessões é efetivamente uma perna touro acentuada da tendência. Quando esta tendência é seguida de três retrações, do qual a terceira é uma falha swing (falhou em ir abaixo da mínima anterior). Uma vez que este padrão é geralmente a a meio da tendência, os traders deverão manter parte swing de todas as suas posições longas, esperando um Movimento Medido de alta. Esta é uma variante do Dia de Retoma da Tendência onde a primeira perna touro é a lacuna na abertura. A falha de um terceiro impulso é também uma bandeira touro Cabeça e Ombros.

Bandeiras com grandes retrações

Um grande impulso de baixa seguido de um grande impulso de alta que retrai grande parte do urso é basicamente um movimento tipo barra doji. Lembre-se que um doji é uma lateralidade, pelo que até haver uma serie de mínimas e máximas mais altas, este movimento de subida deverá ser considerado como o início de uma lateralidade urso, que é uma bandeira urso. As probabilidades favorecem um rompimento de baixa.

Uma falha de falha é uma boa configuração, como uma falha de uma cunha falhada.

Subtilidades na contagem das pernas

Três pernas de correção são comuns em tendências, e por vezes são apenas duas pernas com a segunda perna tendo duas pequenas pernas. Quando é difícil estar a pensar sobre isto, concentre-se na tendência e a incapacidade de o mercado subir muito acima da MME (num urso). Procure entradas curtas, e não se preocupe muito a contar pernas se estes pensamentos lhe dão uma desculpa para evitar colocar ordens.

*Tradução do editor para português do título original do livro Reading Price Charts Bar by Bar.

GRÁTIS! Estratégia de Day Trade

Descubra quatro padrões simples de negociação que poderá usar no gráfico de 5 minutos.